2018/04/05

Notícias do dia

A Xiaomi chega a mais lojas portuguesas... mas continua a ser preferível comprar em Espanha; o OnePlus 6 vai ter opção para esconder recorte do ecrã; a BMW lança serviço de acesso ilimitado a carros mediante mensalidade fixa; a Intel desiste de corrigir o Spectre nos CPUs mais antigos; e o Samsung Galaxy S9 pode ser mais rápido e poupado se tiver as afinações certas.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que esta semana temos para oferecer uma fita LED RGB para TV.

Facebook diz que Cambridge Analytica pode ter acedido indevidamente a dados de 87 milhões de utilizadores



A net-novela do Facebook e Cambridge Analytica continua, com a rede social a dizer que poderão ter sido acedido dados de 87 milhões de utilizadores, com vários milhões referentes a utilizadores fora dos EUA (mais de 1 milhão nas Filipinas, Indonésia e Reino unido, cada - mais de 400 mil no Brasil, e estima-se que mais de 60 mil portugueses).


Do outro lado, a Cambridge Analytica nega este acesso indevido, dizendo que "só" acedeu a dados de 30 milhões de utilizadores e que adicionalmente não usou esses dados nas campanhas eleitorais dos EUA em 2016. Enfim... como se poderá acreditar no que quer que seja, vindo de uma rede social que cresceu a vender a privacidade dos utilizadores, ou de outras empresas cujo negócio seja manipular a opinião pública?

Seja como for, o Facebook diz que este incidente não tem tido qualquer impacto a nível da redução do número de utilizadores ou da publicidade.


Valve ainda está empenhada no SteamOS



O desaparecimento das Steam Machines da página do Steam fez suspeitar que a Valve estivesse a questionar a sua própria plataforma, mas agora isso agora foi clarificado. O desaparecimento da secção das Steam Machines deveu-se apenas a não ter tráfego suficiente que justificasse ter essa secção em destaque, mas isso não põe em causa a aposta no SteamOS e em tornar o Linux na melhor plataforma de jogos possível.

Esperemos que, lentamente, isso se possa vir a tornar realidade, especialmente com o reforço da aposta no Vulkan (o novo "OpenGL") - mas o processo não será rápido nem fácil...


AWS Secrets insere credenciais em apps sem que fiquem no código-fonte



A Amazon lançou o AWS Secrets para ajudar os developers a criarem apps mais seguras ou, melhor dizendo, evitarem alguns erros com consequências complicadas. Actualmente, muitos developers colocam as suas credenciais de acesso a serviços directamente no código fonte das suas apps, sendo que quando inadvertidamente as disponibilizam publicamente, estão a revelar as mesmas ao mundo.

Com o AWS Secrets, os developers deixam de ter necessidade de colocar as passwords directamente nos seus programas, passando a ficar protegidas pelo serviço, que também funciona com serviços externos à Amazon (por exemplo, Twitter).


Apps na Google Play Store vs Apple App Store


Segundo a empresa de análise de mercado de apps appfigures, o panorama das apps Android e iOS tem tido desenvolvimentos curiosos, sendo que pela primeira vez se assistiu a uma diminuição no número de novas apps lançadas para iOS (em 2017) enquanto que nas apps Android o número de lançamentos continuou  a aumentar - embora, como bem se saiba, quantidade não significa qualidade! ;P


Também curiosa é a estatística que mostra quantas apps foram lançadas numa plataforma em primeiro lugar, com a prioridade a ser ainda dada ao iOS. Mais de 17 mil apps foram lançadas no iOS e só depois ficaram disponíveis para Android, enquanto apenas  7.5 mil apps seguiram o percurso inverso.

O que é certo é que depois de alguns anos em que as apps Android pareciam versões de baixa qualidade das apps iOS, actualmente podemos contar com apps de qualidade equivalente em ambas as plataformas e, tirando algumas excepções, praticamente todas as apps dos tops das tabelas estão em perfeita paridade tanto no iOS como no Android (o que é bom para os utilizadores que estiverem a considerar trocar de plataforma).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)