2018/05/20

Piloto humano "arrasa" carro autónomo da Roborace


Os pilotos humanos ainda não tem que se preocupar com os carros de corrida autónomos da Roborace, conforme ficou demonstrado num desafio "humano vs robot".

Os carros da Roborace vão trazer-nos corridas onde os carros dispensam os habituais pilotos, cabendo aos engenheiros fazerem as melhorias possíveis através dos algoritmos de controlo e condução dos seus carros; mas o facto destes carros contarem com um cockpit permite que um humano (ainda) possa controlá-los directamente, sendo precisamente o que aqui aconteceu.

Para avaliar o estado da capacidade de pilotagem de um destes carros de corridas autónomas, pediu-se ao piloto Ryan Tuerck que mostrasse o que era capaz de fazer ao volante de um destes carros; sendo depois comparado com o tempo obtido pelo mesmo carro, sem piloto. Ora... os resultados não podiam ser mais expressivos, com o piloto humano a obter um tempo de 1:51.8 e o carro "robot" a ficar-se por uns muito distantes 2:18.4 (uma vantagem idêntica à que Valentino Rossi tinha obtido frente à MotoBot da Yamaha).

... No entanto suspeito que este tempo de celebração não se vá manter por muito tempo, e fico muito intrigado para ver que tipo de tempos estes "robotcars" irão obter daqui por seis meses ou um ano... E provavelmente por essa altura os pilotos humanos já terão que suar um pouco mais para manterem a raça humana à frente no pódio.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)