Os pilotos humanos ainda não tem que se preocupar com os carros de corrida autónomos da Roborace, conforme ficou demonstrado num desafio "humano vs robot".
Os carros da Roborace vão trazer-nos corridas onde os carros dispensam os habituais pilotos, cabendo aos engenheiros fazerem as melhorias possíveis através dos algoritmos de controlo e condução dos seus carros; mas o facto destes carros contarem com um cockpit permite que um humano (ainda) possa controlá-los directamente, sendo precisamente o que aqui aconteceu.
Para avaliar o estado da capacidade de pilotagem de um destes carros de corridas autónomas, pediu-se ao piloto Ryan Tuerck que mostrasse o que era capaz de fazer ao volante de um destes carros; sendo depois comparado com o tempo obtido pelo mesmo carro, sem piloto. Ora... os resultados não podiam ser mais expressivos, com o piloto humano a obter um tempo de 1:51.8 e o carro "robot" a ficar-se por uns muito distantes 2:18.4 (uma vantagem idêntica à que Valentino Rossi tinha obtido frente à MotoBot da Yamaha).
... No entanto suspeito que este tempo de celebração não se vá manter por muito tempo, e fico muito intrigado para ver que tipo de tempos estes "robotcars" irão obter daqui por seis meses ou um ano... E provavelmente por essa altura os pilotos humanos já terão que suar um pouco mais para manterem a raça humana à frente no pódio.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)