2018/10/11

Notícias do dia

Samsung apresenta o Galaxy A9 chega com 4 câmaras na traseira; o Pixel 3 XL permite esconder notch mas desperdiça esse espaço (e tem navegação por gestos obrigatória); o Google Photos ganha Live Albums para partilha automática de fotos de pessoas ou animais específicos; o Chrome 70 vai bloquear sites HTTPS com certificados Symantec antigos já a partir da próxima semana; e ainda como a Apple combateu a fraude nas reparações de iPhones na China.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos passatempo para o novo gadget da semana, que desta vez é uma "lâmpada mágica" LED RGB capaz de levar luz e cor a qualquer sítio.

Microsoft cede 60 mil patentes para proteger Linux e open-source



A aproximação que a Microsoft tem feito ao Linux e projectos open-source nos últimos anos tem sido daquelas coisas que muitos acreditavam nunca poder acontecer, mas a verdade é que assim é, a a adesão à Open Invention Network (ONI) é apenas mais uma confirmação de que é mesmo real.

O ONI é um grupo que conta com mais de 2000 membros, de developers individuais a gigantes como a Google  IBM, e que lhes permite usufruir de todas as patentes detidas pelo grupo e via parcerias feitas com outras entidades, sem o pagamento das habituais royalties. Com a sua adesão, a MS adiciona 60 mil novas patentes ao catálogo da ONI, demonstrando o empenhamento que a MS tem nesta decisão.


Twitter passa a contabilizar todos os emoji da mesma forma



Embora o Twitter tenha aumentado o seu limite de caracteres por mensagem de 140 para 280, há situações onde esse espaço pode ser drasticamente reduzido dependendo dos emoji que se utiliza - sendo algo que irá deixar de acontecer, com todos os emoji a serem contabilizados da mesma forma, independentemente do espaço real que ocupem.

O problema tem origem nos emoji compostos, que permitem fazer as milhares de variações de combinar representações de sexo e diferente cor da pele e cabelo, transformando símbolos que dantes ocupavam o espaço de dois caracteres, numa sequência de códigos que podem roubar o espaço de 8 ou 9 letras. Para que isso não seja penalizador de quem lhes quiser dar uso, o Twitter passará a contabilizar todos os emoji como ocupando o espaço de 2 letras, independentemente do seu tamanho efectivo.


Vendas de PCs continuam a cair mas MS entra no top 5



O segmento dos PCs muito tem sofrido por conta dos smartphones e tablets, e as perspectivas continuam a ser sombrias. Segundo as últimas estatísticas da Gartner relativas ao 3º trimestre, as vendas voltaram a cair ligeiramente (-0.4%) mas o factor de destaque é a MS ter conseguido ascender ao top 5, superando a Acer - mas ainda muito atrás dos restantes fabricantes.

A MS conta com 602 mil unidades, sendo que na quarta posição a Apple surge com mais de 2 milhões (e na primeira, permanece a HP com mais de 4.5 milhões, seguida da Dell com 3.8 milhões). Também em destaque está a Lenovo, que foi a única a registar um aumento significativo, com mais 22%, que lhe garantem a terceira posição.


Astronautas fazem aterragem de emergência após lançamento com problemas


Há uma dupla de astronautas (um russo e um norte-americano) que hoje ficaram com uma grande história para contar. O lançamento da Soyuz que os deveria levar atá à ISS correu mal durante uma das fases de separação, obrigando a uma aterragem de emergência da cápsula. Ora, a Soyuz já é conhecida por não ser particularmente confortável durante as reentradas normais, e em caso de emergências como estas a coisa complica-se ainda mais, atingindo-se forças G consideráveis.

Felizmente, tudo correu bem e os astronautas estão sãos e salvos. No entanto, este episódio vem manchar um registo de lançamento sem falhas da Soyuz de cerca de 40 anos... e poderá ser utilizado como desculpa para acelerar os lançamentos tripulados da SpaceX e Blue Origin.



Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)