Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que esta semana temos para oferecer uma "lâmpada mágica" LED RGB capaz de levar luz e cor a qualquer sítio.
Backups do Android 9 estarão protegidos até da Google
A Google já encripta os backups dos smartphones Android guardados na cloud, mas com a chegada do novo Android 9 Pie esses backups terão segurança acrescida, contando com encriptação adicional da password de cada dispositivo.
Até ao momento, a Google tinha todos os elementos que lhe permitiam descodificar o backup de qualquer dispositivo Android guardado na sua cloud - algo que poderia ser obrigada a fazer em resposta a uma ordem dos tribunais. Com o Android 9, será necessário ter a password de desbloqueio do smartphone para aceder a esses backups, algo que a Google não guarda, e que assim impede que possam aceder a esses dados, mesmo que quisessem.
E para evitar ataques brute-force, a chave de desencriptação fica guardada num chip Titan, que a eliminará no caso de demasiadas tentativas erradas.
Reconhecimento facial... animal
Os humanos andam tão distraídos (ou atentos!) com as questões do reconhecimento facial, que poderão nem sequer saber que o mesmo tipo de tecnologia está a ser utilizada em dezenas de raças de animais. Sim, há neste momento empresas que utilizam reconhecimento facial aplicado a leões, vacas, ovelhas, gatos, cães e muito mais.
As aplicações são diversas: desde identificação dos animais para tentar determinar o seu padrão migratório, a determinar o seu estado de saúde e crescimento... Adicione-se o facto do Google Photos já poder identificar os animais de estimação dos utilizadores, e parece que daqui por mais uns anos ninguém conseguirá escapar à identificação a partir de uma fotografia, seja ele que bicho for.
Adobe Premiere Rush faz edição de vídeo em smartphones, tablets e PCs
A Adobe tem sabido adaptar-se às mudanças que se têm sentido nos últimos anos, e volta a fazê-lo com o lançamento do seu Premiere Rush, uma ferramenta para edição de vídeo (como o seu nome poderia fazer prever), mas que pode ser usado tanto num PC, como num tablet ou smartphone - neste momento para iOS, com a versão para Android prometida para o início de 2019.
É mais um passo - a par da chegada da versão completa do Photoshop ao iPad - que vai fazendo com que até as tarefas que tradicionalmente estavam reservadas para os PCs, comecem a ser possíveis nas plataformas móveis, sem compromissos quanto às suas funcionalidades.
Elementos decorativos nas salas de aula podem prejudicar a aprendizagem - conclui estudo português
Um estudo de um grupo de psicólogos do polo da Universidade de Aveiro (UA) do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) concluiu que a presença de desenhos, pinturas, fotos, posters e outro elementos, podem perturbar a atenção e a memória das crianças, prejudicando o processo de aprendizagem.
O trabalho de investigação envolveu um grupo de 64 crianças de várias escolas do concelho de Aveiro, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, sendo os testes divididos entre uns que eram feitos sem elementos de distracção, e outros com imagens.
... Mesmo não sendo especialista na área, confesso que fico um pouco intrigado com este estudo, já que me parece que para se chegar à conclusão pretendida, o que seria necessário era ter turmas em salas com / sem decoração, e com os testes a serem feitos em igualdade de circunstâncias - senão, apresentar elementos de distracção no momento do teste, obviamente que resultará na distracção das crianças - e não seria necessário nenhum estudo para o comprovar. Adicionalmente, uma coisa é colocar uma criança num ambiente novo, com / sem elementos que a irão distrair, outra será ter a criança exposta diariamente e esses mesmos elementos, que rapidamente deixarão de ser novidade e cujo factor de distracção será também afectado - algo que, por si só, seria igualmente interessante para efeitos de estudo e análise....
Por outro lado, os investigadores referem que este é apenas um primeiro passo, e que há ainda muito trabalho pela frente, pelo que seguramente poderão abordar estas questões em próximos estudos. :)
Curtas do dia
- Google reforça segurança do Android Linux Kernel
- Rolls Royce vai usar CPUs Intel para navios autónomos
- Estudante resolve problema da verificação da computação quântica
- Richard Branson afasta-se de investimento saudita após desaparecimento de jornalista
- 60% dos Europeus já poderá ser identificado via DNA mesmo que nunca tenha cedido DNA
Resumo da madrugada
- Impressora 3D Creality Ender-3 a €158
- Google Home Hub não usa Android Things mas sim o Google Cast
- AI da Amazon para seleccionar candidatos aprendeu a dar preferência a Homens
- A pintura "espacial" do rover Mars 2020
- Star Citizen mostra Squadron 42 cheio de estrelas
- Robot Spot começa a trabalhar a inspeccionar obras
- Como saber se foram afectados pelo hack do Facebook
- Holandeses captam foto da Lua e Terra tirada por satélite chinês
- Como fazer uma secretária suspensa com carregador wireless integrado
- Facebook testa finalmente o eliminar de mensagens já enviada no Messenger
- A magia da demoscene nas demos de 4KB
- Como alterar a cor das pastas no Google Drive
- Ilusões de óptica de "trocar os olhos" (e o cérebro)
- Explorador vai da Polónia ao Japão num Nissan Leaf
- Como arranjar terminais corroídos pelas pilhas alcalinas
- Ford GT vai receber actualização de software "anti-incêndio"
- Polícia francês vendia localização de telemóveis a qualquer pessoa
- Mate 20 Pro vai começar nos €1079?
- IRC celebra 30 anos de "dd tc? m/f?"
- Mensagem maliciosa está a encravar PS4
- Huawei Mate 10 Pro - 1 ano de utilização
- Palm está de regresso com micro-smartphone
- Telescópios espaciais Hubble e Chandra entram em "safe mode"
- Benchmarks do Intel Core i9 9900K rectificados sem penalizar CPUs AMD




Sem comentários:
Enviar um comentário