2018/10/18

Notícias do dia

Estamos a celebrar os 11 anos de Aberto até de Madrugada (e obrigado a todos os que estão desse lado); o surpreendente caso das Hoverboards chinesas apanhadas com "baterias" falsas de areia; Google oferece 100GB aos Local Guides... mas só por 3 meses; a Huawei criou cartões NM Card mais pequenos que os Micro SD; nas promoções temos o smartwatch Lenovo Watch 9 a €18.49; e o Facebook dá o dito por não dito e revela que afinal o Facebook Portal irá ser usado para recolher dados dos utilizadores.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer um teclado gaming para 1-mão; e para celebrar o nosso 11º aniversário temos para oferecer um smartwatch Emporio Armani com Wear OS.

Facebook inflacionou visualizações de vídeos deliberadamente - enganando parceiros



O Facebook está envolvido em novo imbróglio, ao se descobrir que durante muito tempo esteve a fornecer estatísticas erradas relativas à visualização de vídeos na sua plataforma, sabendo que estavam erradas.

O número de visualizações pode parecer algo inconsequente, mas foi algo que teve impacto bem significativo em inúmeros grupos editoriais, que com base nesses números optaram por despedir escritores e jornalistas, apostando na produção de vídeo, que o Facebook lhes dizia estar a "resultar". Agora, descobre-se que afinal esse investimento não estava a resultar como era anunciado (alguns valores estavam a ser inflacionados em 900% face à realidade) manchando ainda mais a reduzida reputação que ainda resta ao Facebook.


Drone Skydio R1 já pode ser controlado através de um Apple Watch



O Skydio R1 é um drone praticamente autónomo, podendo voar por si sem qualquer preocupação com obstáculos (que evita automaticamente); e agora essa capacidade poderá ser utilizada sem que sequer se tenha que pegar no smartphone, pois passa a contar com uma app de controlo para o Apple Watch.

Com um par de toques no relógio, os utilizadores poderão escolher o modo de filmagem pretendido, fazer o seguimento de pessoas ou objectos, ou até controlar manualmente o voo do drone - incluindo uma nova funcionalidade bastante prática, de fazer o drone regressar ao local onde se está (ideal para as situações onde se "perder" o drone num local com reduzida visibilidade). Só falta mesmo que o Skydio R1 desça dos $2000 para valores mais compatíveis com as carteiras nacionais.


Spotify ganha app nativa para Wear OS



Embora já fosse possível controlar a reprodução de música a partir de um smartwatch com Android Wear Wear OS, a partir de agora os utilizadores de Spotify poderão fazê-lo com uma app nativa a partir do seu pulso.O Spotify ganha uma app Wear OS.

A app dá acesso ao que seria de esperar: controlos de música, selecção de playlists, etc. mas por agora deixa ausente a funcionalidade que poderia ser mais interessante: a de poder fazer o download de músicas para ouvir em modo offline. É algo que a versão para Tizen já tem, mas que nesta versão Wear OS só deverá ficar disponível numa futura versão.

Outra opção que poderá não ser consensual é que, devido a uma pareceria feita com a Fossil, a app será instalada automaticamente em todos os smartwatches Fossil Gen 4 e Michael Kors Access Runway Smartwatches. (Não é bom quando temos apps a instalarem-se automaticamente, seja qual for o motivo?)


Podcasts manipulam rankings no top da Apple



O top de podcasts da Apple é um lugar desejável para se ter exposição a milhões de potenciais ouvintes, e é por isso de esperar que alguns podcasts não olhem a meios para lá chegar. Nas últimas semanas, têm surgido podcasts estranhos no topo da tabela, e que levantam sérias suspeitas: como é que um podcast desconhecido sobre imobiliária destrona o popular Serial?

Uma investigação revela que existe toda uma rede montada para manipular os rankings, de modo a conseguir colocar podcasts pouco populares neste ranking, e que irão obrigar a Apple a rectificar a fórmula utilizada para o calcular. Até lá, a forma mais segura de procurar podcasts populares será ir pelo episódios populares, que por agora ainda vão apresentando resultados realistas (com base naquilo que as pessoas realmente ouviram).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Cada tiro cada melro...Facebook cada vez mais se enterra...tanto querer enganar!!

    ResponderEliminar