2018/10/25

Notícias do dia

Itália multa Apple e Samsung por lentidão nos smartphones; Google facilita acesso à informação dos utilizadores; Facebook Messenger regressa às origens e foca-se nas mensagens; como o novo Autopilot v9 da Tesla vê a estrada; a família Echo chega à Amazon Espanha (mas sem envio directo para Portugal); Samsung prepara ecrã sem notch com furo para a câmara; e Tim Cook faz crítica feroz a recolha de dados dos utilizadores.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já arrancou novo passatempo "gadget da semana" que te pode valer um tapa-garrafas Xiaomi; e para celebrar o nosso 11º aniversário temos para oferecer um smartwatch Emporio Armani com Wear OS. Outro ponto de destaque, o nosso habitual meeting mensal é já este sábado.

Google exige actualizações de segurança obrigatórias no Android



Se por um lado a Google está a ser obrigada a acabar com certas exigências da empresa no Android, por outro lado parece estar a apertar as condições em termos de actualizações de segurança. A Google exige que os parceiros disponibilizem actualizações de segurança por um mínimo de 2 anos, com a obrigatoriedade de lançarem pelo menos 4 actualizações no primeiro ano, e de não deixarem passar mais de 90 dias para aplicar correcções já disponíveis.

Estas regras aplicam-se a todos os equipamentos que tenham vendido mais de 100 mil unidades, e se por agora a exigência diz que as actualizações têm que chegar a 75% dos equipamentos, a partir do início de 2019 esse valor sobe para os 100%.

... Pena é que não seja referida qualquer exigência de prazos para disponibilização de actualizações do sistema - muitos equipamentos, mesmo com Android One, continuam à espera do Android P.


Google agradece a Local Guides... com "palmadinha nas costas"



Depois de recentemente se ter voltado a falar da falta de incentivos da Google aos voluntários do programa Local Guides, eis que a situação se torna ainda mais constrangedora ao se ver a Google a reconhecer a importância dos mesmos. A Google diz que graças aos Local Guides foi possível adicionar informação sobre as condições de acessibilidade a 40 milhões de estabelecimentos no Google Maps.

Mas parece que nem mesmo isso é suficiente para que a Google ofereça alguns benefícios realmente apelativos, como nos tempos em que oferecia 1TB (e não a mais recente oferta de 100GB... por apenas 3 meses.)


Facebook mais musical com "music stickers" e Lip Sync Live



O Facebook está a reforçar a aposta na componente musical e a tirar partido do acordo que fez com os três maiores estúdios. Os utilizadores poderão adicionar music stickers às suas Facebook Stories, de forma idêntica à do Instagram (pesquisar músicas, escolher a parte que se quer usar, etc.); adicionar uma música ao seu perfil de utilizador; e também a expansão do Lip Sync Live para as Facebook Pages.

Este último permitirá partilhar músicas com as letras a serem apresentadas em tempo-real, proporcionando uma experiência de "karaoke" que visa aproximar os artistas (ou aspirantes a) dos seus fãs.

Ferramenta de desbloqueio de iPhones GrayKey já não funciona no iOS 12



O investimento das forças da autoridade nas caixas GrayKey para desbloquear iPhones vai ser mais difícil de justificar, já que o sistema não será capaz de desbloquear iPhones que tenham sido actualizados para o iOS 12.

A caixa conseguia enganar os iPhones e fazer tentativas ilimitadas para detectar o código PIN / password sem provocar o bloqueio automático, mas a mais recente actualização do iOS veio fechar a porta a esta técnica. O GrayKey passa assim a conseguir aceder apenas a informação não encriptada e alguns meta-dados, mas perdendo a sua funcionalidade principal.

Começa agora a corrida para se encontrar uma nova vulnerabilidade no iOS 12 que volte a permitir desbloquear iPhones à força...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

3 comentários:

  1. Não te esqueceste do mi mix 3 hoje?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não :)
      https://abertoatedemadrugada.com/2018/10/xiaomi-apresenta-o-mi-mix-3.html

      Eliminar
  2. A Google a dar com uma mão e a tirar com a outra!

    ResponderEliminar