2018/11/05

Apple prepara câmaras Time-of-Flight para iPads e iPhones


Segundo as previsões do analista Ming-Chi Kuo, a Apple está a preparar a transição do sistema Face ID para um que utiliza câmaras 3D Time-of-Flight, bastante mais avançadas.

O actual sistema do Face ID recorre a um conjunto bastante complexo de tecnologia, que conta com uma câmara normal que inicialmente serve para detectar se há um rosto, de seguida activando um micro-projector que projecta milhares de pontos que servem para fazer a reconstrução tridimensional do rosto do utilizador. É um pedaço de tecnologia que há alguns anos implicava um volume que tornava impossível a sua utilização em smartphones, mas que a Apple - com a aquisição da PrimeSense, que tinha desenvolvido o Kinect para a Microsoft - conseguiu fazer. Mas o sistema não é perfeito, e há melhorias que se podem fazer...

Os últimos rumores apontam para que a Apple poderá dar o salto para câmaras Time-of-Flight (ToF), que permitem recolher informação tridimensional de cada pixel, dispensando a necessidade da projecção dos pontos IR.

Para quem por cá andar há algum tempo, poderá recordar-se que já tínhamos falado desta tecnologia em 2010... :)




Segundo Kuo, a Apple poderá estrear estas câmaras já no iPad do próximo ano, mas será mais provável que o faça apenas em 2020, altura em que essa tecnologia também deverá ser adoptada nos iPhones. Para o próximo ano, espera-se que a Apple se limite a melhorar a potência do projector, de modo que o Face ID consiga lidar melhor com a detecção em ambientes com forte exposição solar, onde nem sempre o Face ID funciona tão bem quanto seria desejável.


... Se a Apple também optar por usar uma câmara ToF na parte traseira do iPad/iPhone, ficaria com um importante trunfo a nível da correcta integração de realidade aumentada... Mas, será de imaginar que a Apple queira gerir as novidades que vá adicionado as seus produtos, de forma a manter sempre alguns trunfos para os anos seguintes (se bem que, há outros fabricantes que também prometem usar câmaras ToF já no próximo ano).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)