2018/11/22

Notícias do dia

Apple corta preço do iPhone XR no Japão (e chega às Amazon na Europa); Microsoft Launcher para Android ganha Digital Health; vimos que tal se comporta o Umidigi Z2; Netflix para iOS ganha navegação à YouTube; Tesla prepara actualização para lidar com tempo frio; e a correcção Spectre Variant 2 abranda drasticamente CPUs Intel com Hyper-Threading.

Este semana temos para oferecer um iluminador de fechaduras, para garantir que acertam com a chave sem necessidade de usarem o smartphone como lanterna; e o nosso encontro mensal é já este sábado. Se estiverem por Gaia e com apetite para uma francesinha acompanhada por conversa tecnológica, não percam a oportunidade.

Xiaomi Mi Mix 3 chega à Europa a 1 de Dezembro



Embora não chegue a tempo da Black Friday, o mais recente Mi Mix 3 da Xiaomi poderá estar prestes a chegar oficialmente à Europa já no início do próximo mês, a avaliar pelas certificações Bluetooth e da CE que já foram obtidas, e por um relato de um utilizador que disse que em conversa com um assistente da Amazon, lhe foi indicado que este modelo estaria disponível a 1 de Dezembro.

Se tal se vier a confirmar, poderá ser uma excelente prenda de Natal para quem for fã dos modelos full-screen sem ecrãs recortados, sabendo que não deverá ter problemas a deslizar o smartphone quantas vezes forem necessárias.


Investigadores corrigem aberração cromática com meta-materiais



Quem se interessar por fotografia já terá lidado com o problema da aberração cromática, habitualmente caracterizada por um efeito de imagem desfocada com cor púrpura. Isto ocorre devido ao efeito refractivo dos diferentes comprimentos de onda (o mesmo efeito que permita a um prisma separar a luz branca num "arco-íris") e normalmente tem que ser compensado com elementos ópticos adicionais que mantenham a imagem focada.

Agora, investigadores da Universidade de Harvard criaram um meta-material que consegue corrigir este efeito sem necessidade de elementos ópticos adicionais. O resultado, espera-se, é que nos próximos anos isto permita criar lentes e objectivas com muita melhor qualidade e a preço mais reduzido. Ficamos a aguardar.


Google Duplex chega a mais utilizadores e restaurantes



O impressionante sistema de marcações automáticas por voz - Google Duplex - começa finalmente a ser disponibilizado a mais utilizadores (com smartphones Pixel). Este sistema deu muito que falar quando a Google o demonstrou no Google I/O, com um assistente digital com voz bastante natural a fazer um telefonema para um restaurante para fazer uma marcação em nome do utilizador.

Depois de uma fase de testes bastante restrita, começará agora a ser testado em maior escala e, não menos importante, podendo ser utilizado com restaurantes comuns (na fase inicial estava disponível apenas para uma reduzida selecção de restaurantes). Os restaurantes que não quiserem lidar com telefonemas do Duplex poderão especificar isso nas configurações do seu estabelecimento no Google Maps / Places.


China avança com avaliação de residentes em Pequim



A controversa medida de avaliação de cidadãos está a seguir em frente na China, com a capital a dizer que espera ter todos os seus residentes avaliados até ao final de 2020. Este sistema, que faz lembrar o episódio "Nosedive" da série Black Mirror pretende atribuir aos cidadãos uma pontuação que irá diferenciar o seu tratamento: aqueles com melhores pontuações poderão ter acesso prioritário a certos serviços (por exemplo), enquanto que outros com má pontuação fiquem para trás ou nem sequer tenham acesso aos mesmos.

Embora até se possa pensar por momentos que isto seria uma boa ideia, bastará relembrar a facilidade com que as plataformas sociais estão a ser atacadas por redes capazes de manipular resultados e promover fake news, coisa para a qual ainda não se encontrou uma solução eficaz. Imaginem isto aplicado a um sistema de pontuações sociais... e já se fica a ver o inevitável pesadelo que daqui irá resultar.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)