2018/11/27

Notícias do dia

Smark.io expõe dados privados de clientes das suas campanhas; Clean Master e outras apps Android apanhadas em fraude de instalações; Apple poderá ter que permitir App Stores de terceiros no iOS; actualização do Windows 10 avaria o Media Player, associação de apps e OneDrive; o impacto da latência na "lentidão" dos computadores; e ainda o Facebook em apuros após Reino Unido deitar a mão a documentos internos confidenciais.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal que desta vez tem para oferecer cabos USB - micro-USB entrançados.

Facebook assombrou utilizadores com mensagens do passado



Muitos utilizadores do Facebook foram ontem confrontados com uma estranha e inesperada aparição: mensagens com meses, ou até anos, começaram a surgir como se tivessem sido acabadas de enviar. No meu caso foram cerca de uma dezena de mensagens, muitas delas a desejar-me os parabéns (por aniversário passados), mas será fácil imaginar que se poderia dar a situação de receber mensagens de amigos ou familiares já falecidos, ou pessoas com quem as relações já não sejam tão boas (ex-namorados, etc.) que tornariam esta situação bem mais desagradável.

Refira-se ainda que não é a primeira vez que isto acontece. Em 2015 já tinha acontecido algo idêntico, o que, se for indicativo de um padrão temporal, significa que lá para 2021 nos arriscamos a ver novamente algumas mensagens do passado.

Actualização: o Facebook diz que o bug já está corrigido... por agora.


Amazon revela o seu próprio chip ARM para servidores



Para além de um novo sistema para acelerar o processamento das tarefas na AWS a Amazon vem dar mais alguns motivos para a Intel ficar preocupada, ao revelar que criou o seu próprio chip ARM para reduzir custos nos servidores - custos que para determinados tipos de processamento podem ser reduzidos para cerca de metade.

Adicionalmente, a Amazon vai também disponibilizar publicamente os cursos de machine learning que usa internamente para formação dos seus próprios engenheiros, o que irá ser bastante positivo para todos os que se interessem por essas áreas.


Microsoft superou valor da Apple na bolsa - por momentos



A Apple, que se tornou na primeira empresa tecnológica a superar o valor de mercado de um bilião de dólares (um "trilião" norte-americano), tem estado agora em queda acentuada. Desde o lançamento dos seus novos iPhones XS e XR que o seu valor tem estado a cair, ao ponto de até ter cedido - por alguns momentos - a posição de empresa mais valiosa à Microsoft; embora por "apenas" mil milhões de dólares.

Com os relatos contínuos de que as vendas dos novos iPhones estão abaixo do que seria esperado, e que nem os novos iPhones XR estão a conseguir cativar o mercado, será de esperar que a Apple em breve tome medidas para assegurar os investidores de que tem a situação sob controlo... Seria bom se tivessem um novo iPhone SE na manga, para surpreenderem o mercado lá para Fevereiro.


"Armadilha digital" - novo livro que alerta para os perigos da Internet



Armadilha digital é o mais recente livro de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, da colecção Seguros e Cidadania, dirigido a crianças e jovens com o objectivo dar a conhecer alguns dos riscos da vida digital moderna.

A história gira à volta de um trio familiar: o pai Abel, proprietário de uma agência de viagens, a filha Beatriz, estudante e a tia Aline, dona de uma empresa de ticketing (emissão de bilhetes). Pelo meio, os acontecimentos irão dar a conhecer alguns conceitos do mundo digital - como hackers, ransomware, phishing e malware - e sensibilizar miúdos e graúdos para estes perigos do mundo online.


Sonda InSight aterrou com sucesso em Marte



Contrariando as probabilidades de mais de 50% das missões falhadas ao tentarem aterrar em Marte, a sonda InSight da NASA junta-se ao grupo das missões bem sucedidas, estando neste momento pousada numa vasta planície marciana. Ao longo dos próximos meses irá distribuir uma série de sensores em seu redor, que permitirão recolher dados sobre o interior de Marte e a sua rotação, para nos permitir ficar a conhecer um pouco mais do planeta vermelho.

Quem acompanhou o momento em directo terá ficado contagiado pela alta-ansiedade vivida até se obter a confirmação de que tudo correu bem - conseguem imaginar como será, se daqui por alguns anos, em vez de uma sonda se tratar de uma missão tripulada? :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)