2018/12/12

Notícias do dia

Já revelamos as nossas sugestões de smartphones para o Natal 2018; um "avançado" robot humanóide russo era afinal um homem num fato de robot; Microsoft lança ferramenta de diagnóstico para os Surface; videos não reconhecidos no Google Photos vão passar a contar espaço; e Europa quer que Artigo 13 funcione "por magia".

Antes de passarmos às notícias, relembro que continua a decorrer o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas que hoje está a oferecer um conjunto WeTek Hub mais Pro Remote, cortesia da WeTek.

Intel revela nova arquitectura Sunny Cove para CPUs de 2019




Depois de nos últimos anos a Intel se ter limitado a fazer meros ajustes aos seus CPUs, para o próximo ano iremos começar a ver finalmente algumas alterações de maior relevo. A nova arquitectura é chamada Sunny Cove, e embora ainda seja baseada no Skylake, foi optimizada para processar mais instruções em paralelo e com menor latência, com ganhos que deverão ser substanciais para certos tipos de processamento - e auxiliado por caches de maior dimensão.

Estes novos chips serão produzidos usando um processo de 10nm, e vêm também com uma grande novidade em termos da memória acessível. Embora se tratem de chips de 64 bits, tanto estes CPUs da Intel como os da AMD têm estado limitados a 48 bits de endereçamento, o que os limita a um máximo de 256TB de memória; com este Sunny Cove, a Intel expande os bits de endereçamento virtuais para efectivos para 57 bits e os de endereço físico para 52 bits, elevando os limites de memória para 128PB e 4PB respectivamente. Não vamos cometer o mesmo erro dos famosos 640KB dos PCs originais e dizer que "deve chegar" mas... deve chegar! :)

Estes Sunny Cove chegarão na segunda metade de 2019, e serão seguidos pelos Willow Cove e Golden Cove nos anos seguintes.


Intel Foveros promete revolução nos chips empilhados 3D




A par do Sunny Cove (referido acima), a Intel revelou também uma nova tecnologia - Foveros - que diz ser revolucionária a nível do empilhamento de chips. A ideia de colocar chips por cima de outros há muito que tem sido procurada, e já é usada em coisas como chips de memória, mas não tem sido tão simples aplicá-la a chips mais complexos, como CPUs e GPUs. A Intel diz ter resolvido os problemas que impediam isso, como o aquecimento de um chips "em baixo" não interferir demasiado com o chip "de cima", e também o controlo de qualidade para garantir que um dispendioso chip final com vários andares seja inutilizado por causa de um único andar defeituoso.

Esta tecnologia poderá significar um grande salto em frente para os chips nos próximos anos, permitindo integrar CPU, GPU, memória, chips de comunicação (WiFi, 5G, etc.) num único chip físico. Falta apenas confirmar se o resultado real será tão bom como o que está a ser prometido pela Intel.


Sundar Pichai teve que explicar a políticos norte-americanos que a Google não faz iPhones


Nos EUA, aquilo que poderia ser uma inquérito bem interessante revelou a verdadeira dimensão do problema de ter políticos a quererem regular coisas sobre as quais nada percebem. Sundar Pichai da Google esteve no Congresso a responder a perguntas... e tendo que aturar políticos a reclamarem sobre os seus... iPhones.




PlayStation Classic já corre jogos de pens USB



A pequena PlayStation Classic acaba de se tornar bastante mais valiosa para os jogadores, com a descoberta de várias falhas no seu sistema de encriptação que equivalem a dar total controlo à comunidade de hackers e, consequentemente, aos jogadores.

Não se sabendo se foi propositado ou por descuido, a Sony deixou as chaves de encriptação do sistema na própria consola, e parece nem sequer fazer qualquer verificação do código que é executado no arranque, facilitando imensamente a vida dos hackers, que já demonstraram alguns jogos adicionais a correrem a partir de uma pen USB - sendo previsível que ao longo das próximas semanas o processo seja refinado até se tornar simples de utilizar por qualquer jogador que o deseje fazer.

... Terá sido uma forma da Sony garantir que esta consola seria um sucesso?


Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)