2018/12/20

Notícias do dia

O Windows Sandbox chega em 2019 com máquinas virtuais descartáveis; ex-engenheiro da Google e Uber fez viagem autónoma de costa a costa nos EUA; Apple diz que iPads Pro empenados não é defeito; Twitter faz regressar ordem cronológica dos tweets; nas promoções temos uma Trotinete eléctrica E4 a €263; e ainda o apropriado falhanço dos filtros de censura anti-pornográfica do Tumblr que falham nos seus próprios exemplos de nudez "permitida".

Antes de passarmos às notícias, relembro que continua a decorrer o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas que hoje está a oferecer um adaptador USB-C para carregamento wireless da Hama.

Windows 10 testa Start Menu simplificado



A par do muito aguardado Windows Sandbox, a mais recente versão de testes do Windows 10 (18305) vem com inúmeras novidades, entre as quais se encontram um Windows Defender mais resistente a "interferências", suporte para os kaomojis, e um Start Menu simplificado.

Embora a Sandbox seja a característica que pessoalmente mais me interessa, existem coisas interessantes para todos os gostos, desde os kaomoji - os emoji de texto estilo ¯\_(ツ)_/¯ - um modo que tenta evitar que o Windows Defender possa ter as configurações modificadas por serviços externos e - para quem acha que o Start Menu do Windows 10 se tornou demasiado confuso - um Start Menu renovado e simplificado que será seguramente do agrado de muitos utilizadores.

É de esperar que estas novidades cheguem ao Windows 10 com a actualização do primeiro semestre de 2019. E esperemos que até lá a MS já tenha resolvido a questão das actualizações sistematicamente problemáticas que têm ocorrido nos últimos meses.


Microsoft bloqueia sincronização do Outlook no iOS



Quem tentar utilizar a sua conta de email Outlook na app de email num smartphone iOS, poderá ser surpreendido pelo facto de não funcionar... até que aceda a um email publicitário da MS que recomenda a utilização da própria app Outlook para iOS, e faça a confirmação de que de facto quer utilizar a sua conta de email na app "concorrente".

Penso que ninguém se incomodaria demasiado se esta mensagem fosse enviada (tal como a Google nos alerta quando se faz login de uma conta num novo dispositivo) - mas ir ao ponto de bloquear a sincronização do email... parece-me que ultrapassa o aceitável. E é pena, pois a app do Outlook até está muito bem conseguida, mas não será com tácticas destas que irão atrair utilizadores.


Apple vai deixar oferecer compras in-app



A possibilidade de enviar apps como prendas no iOS é uma excelente forma que permite desenrascar prendas de última hora, e agora a Apple prepara-se para dar o passo que se segue, permitindo também enviar compras in-app como prenda.

Até ao momento apenas é possível enviar como prenda uma app, o que é útil mas se vai tornando ineficaz no actual panorama das apps migrarem para modelos freemium, em que a app é gratuita mas as funcionalidades são desbloqueadas através de compras in-app. A possibilidade de enviar uma destas compras como prenda para outra pessoa virá repor o propósito desta função.


Samsung regista "Artistic Live Photos"



Com a data de apresentação dos futuros Galaxy S10 e Galaxy com ecrã dobrável, a Samsung começa também a revelar indirectamente algumas das novidades que poderemos esperar para estes modelos. A última das quais é o registo da designação "Artistic Live Photos", que pretende ser um modo melhorado dos efeitos aplicados às fotos.

A designação Live Photos indica que isto terá a ver com as fotos animadas, e o "artistic" significará que teremos nova dose de efeitos para aplicar a este modo. Claro que a parte que mais interessará, será ver se as câmaras do S10 lhe permitirão passar para o topo da table do DxOMark, onde o P20 Pro da Huawei se tem mantido na liderança desde o seu lançamento.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Bandalhice total naquela Facebook...
    Com que então, as minhas mensagens privadas podem ter sido lidas por outras pessoas???
    Não se faz. :(

    ResponderEliminar