2018/12/05

Notícias do dia

App Suprimidos mostra atrasos nos comboios em Portugal (e bem sabemos como isso é preciso); Huawei Mate 20 Pro ganha "teste cego" de fotografia; Microsoft prepara Windows Lite para competir com Chrome OS; Samsung volta a usar fotografia falsa para promover smartphone; app da Biblia para Android exige acesso a contactos e localização; apps iOS na App Store enganavam utilizadores para cobrar €139 via Touch ID.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas e que vamos a meio da nossa semana dedicada a prendas da Aukey. É também uma excelente altura para aderirem ao Clube AadM+ (depois não digam que não avisei! :)

Vivo NEX 2 vai estrear dois ecrãs "full-screen"



Demoramos quase uma década a chegar aos smartphones com ecrã full-screen sem margens, mas não foi preciso esperar mais que alguns meses para que alguém se lembrasse de colocar dois destes ecrãs, em cada lado do smartphone. O Vivo NEX 2 vem com um ecrã verdadeiramente full-screen de um lado, e outro "quase full-screen" na traseira, que mantém uma margem em baixo e no topo, esta última com as câmaras que servem de câmara traseira e frontal, dependendo de como se quiser pegar no smartphone.

Confesso que me parece um pouco ridículo colocar um ecrã secundário desta dimensão na parte traseira (ao menos se fosse um ecrã estilo e-Ink, como fez a Yotaphone), mas por outro lado, não deixa de ser o tipo de gadget que somos obrigados a reconhecer que terá alguma piada.


Epic cria app store para jogos com menores comissões



A EPIC quer roubar clientela ao Steam, lançando a sua própria loja de jogos, e aliciando os developers e estúdios com comissões mais reduzidas. Enquanto que no Steam a Valve cobra 30% de comissão (embora tenha reduzido para 20% no caso de jogos bem sucedidos), a Epic irá cobrar apenas 12% de comissão, deixando 88% para os developers.

A plataforma, que estará disponível para Windows, macOS e Android, contempla também a possibilidade dos developers poderem pagar uma comissão a YouTubers e streamers que direccionem jogadores para os seus jogos. Não será fácil ir contra o "colosso" que é o Steam da Valve... mas o dinheiro é um excelente argumento a que a Valve não poderá ficar indiferente.


Apps de produtividade estão a ser reinventadas



Os dias de ter uma app dedicada ao processamento de texto, outra para criar diagramas, outra para tabelas e gráficos, e ainda outras para comunicar com colaboradores, parecem estar a chegar ao fim. A tendência actual tem sido a de criar apps que combinem todos os elementos de produtividade, incluindo a comunicação em equipa, mas que se mantenham fáceis de utilizar.

Uma tendência que seguramente também estará a ser potenciada pela proliferação dos dispositivos móveis, sendo que nos smartphones e tablets não será tão conveniente usar múltiplas apps em janelas separadas como se fazia nos sistemas tradicionais. Resta saber se esta tendência não irá fazer com que as apps "versáteis" se tornem tão grandes e complexas, que se chegue à conclusão que se fica melhor servido voltando a apostar em apps separadas para cada tarefa em separado...


Altice Portugal reforça parceria com Huawei para o 5G



Em contra-ciclo com o que está a ser feito nos EUA e Reino Unido - sendo que ainda há dias a BT revelou que iria remover todo o equipamento da Huawei das funções principais da sua rede de comunicações - a Altice Portugal assinou uma parceria com o gigante chinês, para utilização do seu material para a implementação da futura rede 5G no nosso país.

Sem entrar nos alarmismos que estão a tentar ser criados por um país que já nem vergonha tem de espiar todo o mundo, incluindo os seus aliados; penso que neste tipo de coisas se impõe o velho provérbio russo "confiar... mas verfiicar". Ou seja, utilizar o equipamento da Huawei, mas implementar as medidas de segurança necessárias para garantir que está a fazer unicamente aquilo que é suposto que faça.

E uma vez que isso é algo que se aplica a qualquer equipamento, de qualquer fabricante, parece-me desnecessário estar a tentar pintar um alvo num qualquer fabricante específico.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)