2018/12/13

YouTube Rewind 2018 bate recorde do vídeo mais detestado de sempre


A mega-produção feita pelo YouTube para o seu Rewind 2018 vai ficar na história, mas não pelos motivos que a Google esperaria. É que este vídeo acaba de se tornar no vídeo mais detestado de todos os tempos.

Estando prestes a atingir 10 milhões de "dislikes", o YouTube Rewind 2018 acaba de superar os dislikes do anterior recordista - a música Baby de Justin Bieber (de 2010). E o mais impressionante é que enquanto esse vídeo demorou oito anos a atingir esse valor, este vídeo do YouTube superou-o em apenas uma semana.

Contando já com mais de 120 milhões de visualizações e mais de 2 milhões de likes, pode dizer-se que os 10 milhões de dislikes não serão assim tão importantes - mas por outro lado, seria um erro ignorar o que estes 10 milhões representam. São milhões de pessoas que relembram que está a criar-se um fosso cada vez maior entre aquilo que o YouTube pretende para a plataforma (de a tornar num local com produções com cada vez maior qualidade), e o contacto mais genuíno e imediato que muitos dos fãs esperam dos seus YouTubers favoritos.

O Rewind começou por ser um simples apanhado dos vídeos mais populares de cada ano, mas este ano transformou-se numa mega-produção onde contracenam alguns eleitos escolhidos a dedo pelo YouTube, que convenientemente deixou de fora YouTubers mais controversos como PewDiePie ou Logan Paul, mas que continuam a ser dos mais vistos e que mereciam, no mínimo, uma referência.



Servirá este caso para demonstrar que nem sempre as boas intenções resultam, e que não há fórmulas mágicas que permitam agradar a todos, algo que se aplica não só ao YouTube mas sim a tudo na internet em geral.






Actualização (11/2021): Numa altura em que o YouTube se prepara para esconder os dislikes, o vídeo ia com 19 milhões de dislikes

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)