2019/01/11

Notícias do dia

Projecto GRECO repara gratuitamente painéis solares antigos em Portugal; o spam já chega aos pedidos de dinheiro no PayPal; Lexar lança cartão SD de 1TB; Samsung anuncia evento Galaxy UNPACKED para 20 de Fevereiro; iOttie revela suporte motorizado para smartphones; e o conselheiro geral do Tribunal de Justiça da UE diz que França não deverá ter o direito de forçar a Google a remover resultados noutros países.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo passatempo do gadget da semana, desta vez com a oferta de uma fita LED com activação por gestos.

Cartões bancários programáveis facilitam vida aos ladrões de cartões


Demorou até termos cartões programáveis - como o Fuze Card - que podem acumular dezenas de cartões bancários num só, mas agora que existem, estão a ser utilizados por ladrões de cartões como forma de evitarem a detecção.

Seria bastante suspeito para qualquer pessoa usar um cartão "em branco" (regravado com dados de outros cartão, provavelmente roubado através dos chamados "skimmers") numa loja; ou que tivesse que ir circulando por uma dezena de cartões suspeitos ao ver declinada uma tentativa de pagamento. Mas graças a cartões como o Fuze, estes ladrões podem carregar dezenas de cartões roubados num único cartão programável, que minimiza o grau de suspeita neste tipo situações, e que torna muito mais difícil a detecção de uso indevido.


VLC passa os 3 mil milhões de downloads e prepara AirPlay



O VLC está de parabéns, tendo acabado de passar os 3 mil milhões de downloads, comprovando o seu estatuto de media player mais popular da actualidade, e numa altura em que a próxima versão 4 se prepara para adicionar o suporte AirPlay, o que possibilitará enviar conteúdos para uma Apple TV ou outros equipamentos compatíveis.

Confesso que inicialmente não era grande fã do VLC (preferia o Media Player Classic - com o seu requisito de instalar os famosos mega-packs de codecs) mas eventualmente lá me converti a este leitor que dispensa codecs externos, e que faz tudo e mais alguma coisa que se deseje (até mesmo fazer captura em vídeo do ecrã do computador).


Apple prepara iPhone com câmara tripla em 2019?



Segundo o popular leaker @OnLeaks, a Apple está a preparar para este ano um modelo com um sistema de três câmaras traseiras que, pela imagem partilhada, está longe de ser consensual. Embora alegadamente sejam apenas máquinas de teste que ainda estarão sujeitas a alterações até às versões finais, temos uma secção quadrada em relevo, onde as três câmaras e flash se encontram.

O problema é que, ao contrário do que a Huawei fez no Mate 20 Pro, com os quatro elementos dispostos num quadrado, aqui temos os elementos numa estranha disposição que não resulta muito bem esteticamente. Não é o tipo de coisa que se esteja habituado a sair da Apple, mas teremos que esperar até leaks mais concretos próximos da data de lançamento para ver se assim será.


Amazon lança streaming de vídeo gratuito Freedive no IMDB - só nos EUA




Há muito que se houve falar da Amazon estar interessada em ter uma alternativa gratuita ao Prime Video, e aqui está ela. O IMDB Freedive é um serviço de streaming gratuito (com publicidade) acessível através da app Prime Video e que dá acesso a séries e filmes.

Por lá podemos encontrar séries como Fringe, Quantum Leap, etc.; e filmes Awakenings, A Few Good Men, Drive, Gattaca, Memento, Run Lola Run, etc. Mas por agora de pouco nos serve, já que está disponível apenas nos EUA.


China divulga vídeo da aterragem da Chang'e-4 na Lua


A agência espacial chinesa divulgou um vídeo que mostra o processo de aterragem da sua sonda Chang'e-4 no lado "escuro" da Lua. Foi a primeira sonda a aterrar nesse lado da lua, e marca mais uma missão bem sucedida no programa espacial chinês.

Segue-se em 2020 a Chang'e-5, que recolherá amostras e as tentará enviar de volta para a Terra.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)