2019/01/03

Notícias do dia

Hackers controlaram remotamente mais de 67 mil Chromecasts e Smart TVs; a China conseguiu aterrar a Chang'e 4 no lado escuro da Lua; Tesla Model X reboca pick-up de posto de carregamento; análise à câmara D-Link DCS-8000LH; a Sony vai reforçar a produção de sensores 3D; e lentidão do Chrome OS em modo tablet deve-se aos cantos arredondados no interface; e ainda um serviço de comparação de rostos que deixou as todas as selfies acessíveis publicamente.

Enquanto vamos tratando de finalizar o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas - cujos vencedores serão anunciados em breve - fiquem com as notícias do dia.

VW aposta em postos de carregamento móveis para automóveis eléctricos



A VW quer demonstrar como é fácil resolver o problema da falta de postos de carregamento de veículos eléctricos. Para isso sugere a utilização de postos de carregamento móveis que podem ser colocados em praticamente qualquer lado, e que contam com baterias internas de 360kW com capacidade para recarregar 15 automóveis.

Estes postos podem ser substituídos assim que a sua bateria chegar a um nível reduzido; ou então recarregarem-se automaticamente caso esteja disponível uma ligação à rede eléctrica (o que acaba por os transformar em postos "fixos"). Com este sistema, até mesmo eventos temporários em locais sem infraestruturas podem contar com a conveniência de carregar veículos eléctricos - assim como outros locais onde não seja conveniente investir num posto de carregamento fixo.


New Horizons mostra Ultima Thule de perto



A sonda New Horizons soma mais um objectivo bem sucedido, ao conseguir captar as desejadas fotos do Ultima Thule. Este é o mais distante objecto que foi explorado (até ao momento) e resulta de mais uma impressionante combinação de factores onde nada podia falhar: a sonda tinha que estar precisamente alinhada para garantir que as suas câmaras de alta-resolução estavam apontadas para este objecto com cerca de 30 km, estando a passar por ele a alta-velocidade a mais de 3500 km de distância.

Agora teremos que esperar quase dois anos até que todos os dados recolhidos sejam enviados para a Terra, à estonteante velocidade de cerca de 1000 bits por segundo...


Smart TVs de 2019 da Samsung vêm com acesso remoto



Chegando numa altura curiosa, a Samsung anunciou que a sua nova geração de Smart TVs para 2019 virá com a capacidade de fazer acesso remoto para PCs, equipamentos móveis e máquinas virtuais na cloud, permitindo que os utilizadores trabalhem directamente a partir do seu televisor - tanto para controlar dispositivos na rede local como através da internet.

Pode ser uma funcionalidade interessante, poupando o trabalho de usar hardware adicional para quem quisesse replicar o funcionamento do seu PC no televisor da sala. A Samsung fala até da possibilidade deste sistema ser utilizado para jogos, pelo que será curioso ver que tipo de desempenho poderá ter neste tipo de utilização. Para garantir a segurança de todo o sistema a Samsung recorre ao seu Knox.


USB-C ganha programa de autenticação para combater dispositivos maliciosos



A versatilidade do USB-C torna-o também numa potente ameaça caso alguém o queira utilizar para o mal, e para tentar mitigar esse tipo de risco o USB-IF (USB Implementers Forum) avança com a criação de um programa de autenticação através do qual espera garantir que periféricos, cabos e carregadores sejam realmente fidedignos.

A ideia é que, ao se ligar um cabo USB-C, carregador, ou outro dispositivo, o sistema consiga garantir a autenticidade dos mesmos e permitir as comunicações ou a função de carregamento.

... Pessoalmente, não acredito no sucesso de tal sistema, pela simples razão de que será uma questão de tempo até que essa protecção seja "crackada" - tal como aconteceu com as fichas lightning da Apple. Depois, não só teremos que lidar com dispositivos USB-C não autenticados, como também como os pseudo-autenticados em que também não se poderá confiar.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)