2019/02/28

Notícias do dia

Parlamento Europeu celebra Artigo 13 e 11 com vídeo de "vitória" antecipada; Spotify chega à Índia a preço reduzido; OnePlus desafia developers a criarem apps 5G; cartão SIM da Things Mobile dá dados de baixo custo para IoT; Google Home já pode mudar a cor de lâmpadas RGB; e ainda um Dimmer Yeelight que nos relembra os riscos da iluminação inteligente.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que temos para oferecer várias mensalidades do serviço PureVPN ao longo desta semana - e que o final do mês é sempre uma boa altura para aderirem ao nosso Clube AadM+, com prendas exclusivas.

Uber lança bicicletas eléctricas Jump em Lisboa



Pedir um Uber vai deixar de estar associado a ter um motorista particular a levá-lo até ao destino. A empresa passa a disponibilizar um serviço de bicicletas eléctricas - da Jump - em Lisboa. O serviço estará disponível através da app habitual da Uber, que agora passa a disponibilizar uma opção adicional de "Pedalar" a par da já existente "Viajar".

A capital portuguesa é a primeira cidade europeia a receber o produto totalmente disponível com 750 bicicletas e oferecendo 90% de cobertura do município.

As bicicletas JUMP são eléctricas, tornando possível que Lisboa seja uma cidade fácil de viajar enquanto pedala. Com o sistema “dockless”, o utilizador pode viajar pelo município lisboeta e estacionar a bicicleta no final de cada viagem nas zonas autorizadas para estacionamento de bicicletas disponíveis na cidade, com a funcionalidade “true-lock”.



A Uber está a celebrar este lançamento das suas e-bikes em Lisboa com a oferta de 10 dias de viagens gratuitas para a experiência deste produto (2 viagens no máximo, até 20 minutos) e distribuirá capacetes gratuitos para promover a segurança entre os utilizadores.

Como sempre, não se esqueçam que podem contar também com 5 euros de crédito inicial para experimentarem qualquer um dos serviços da Uber.


Motorola vai vender Razr com ecrã dobrável este Verão


Não querendo ficar para trás face ao Galaxy Fold da Samsung e Mate X da Huawei, a Motorola (Lenovo) vai recuperar o um dos seus icónicos modelos dobráveis - o Razr - para lhe aplicar um ecrã dobrável. Pelo que se pode antever, a opção da Motorola irá no sentido de manter um smartphone de tamanho normal, que se dobra para ficar mais pequeno, em vez daquilo que os seus concorrentes estão a fazer, de criar um smartphone de tamanho normal que se desdobra para ficar com um ecrã maior.

... Será este modelo a faísca que poderá voltar a fazer ressurgir o interesse em dispositivos compactos, contrariando a tendência de crescimento a que assistimos na última década?


NDC na Alfândega do Porto


A Alfândega do Porto torna-se, estes dias, no centro europeu da programação ao acolher pela primeira vez a Norwegian Developers Conference (NDC). Com mais de 50 oradores internacionais, serão muitas as conferências sobre programação e tecnologias relacionadas, não faltando os tópicos quentes do momento como o machine learning, segurança dos dados, etc.

Os workshops já se realizaram, mas o evento prolonga-se até amanhã, e espera-se que o NDC Porto se venha a tornar num evento recorrente de agora em diante.


Gearbest com nova imagem



Quem tiver por hábito fazer compras na GearBest deverá preparar-se para uma alteração de visual. A popular loja de gadgets remodelou por completo o seu aspecto, com um novo logotipo, e agora passando a "Gearbest" (sem "B" maiúsculo).


Como é costume neste tipo de coisas, será melhor suspender a decisão de "gostar" ou "não gostar" durante alguns dias; pois já se sabe que a maioria das pessoas não gosta muito de alterações... (e daqui por algumas semanas, já se irá considerar "normal"). Pior mesmo é continuarem a não dar opção fácil de se ter acesso ao site original e em inglês - as traduções automáticas para português são horríveis e prejudicam mais do que ajudam, como comprovado pelos "framboesa pi".


EUA proíbem transporte de baterias de lítio no porão de voos comerciais



Relembrando que as baterias de lítio são mini-bombas potenciais, a FAA norte-americana passa a proibir o transporte de baterias de lítio na bagagem de porão dos aviões comerciais - mas continuará a ser possível transportá-las na bagagem de mão que fica na cabine.

Mesmo nos aviões de carga, passa a existir uma limitação de 30% de carga máxima nas baterias; o que significa que as empresas só poderão enviar os seus produtos com as baterias praticamente descarregadas para as lojas ou clientes finais.


Spotify na Índia deixa escolher músicas mesmo na modalidade gratuita



O Spotify chegou à Índia a preço reduzido, mas parece que o serviço vai ser ainda mais atractivo do que se poderia imaginar. Não obstante ter o serviço Premium disponível ao preço mais baixo do planeta (€1.47 / mês), o Spotify vai permitir que mesmo os utilizadores do serviço gratuito possam escolher as músicas que querem ouvir.

Assim sendo, as diferenças para o serviço Premium limitar-se-ão à publicidade e capacidade para descarregar músicas para ouvir em modo offline, algo que por si só já poderia justificar o preço que é pedido, especialmente para quem tiver planos de dados bastante limitados.

... Então Spotify, para quando tratar os utilizadores Europeus da mesma forma que os Indianos? ;P


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)