2019/02/19

Teste de Traffic Shaping NET.mede da Anacom tem malware?


Quem estiver a pensar utilizar o teste de traffic shaping NET.mede da Anacom deverá aguardar até que fique esclarecido o motivo pelo qual o mesmo está a indicar ter malware.

No final de 2013 a Anacom lançou uma ferramenta que permite testar a ligação à internet para verificar se o operador está a fazer traffic shaping - o NET.mede - e a reduzir deliberadamente a velocidade para certos tipo de tráfego. Uma ferramenta útil para auxiliar os consumidores que suspeitem que a sua ligação de 100, 200 ou 1000Mbps não esteja a ser tão rápida quanto deveria, mas que uma análise no VirusTotal e no Hybrid Analysis indica ter malware e ser maliciosa.



Mesmo tendo em consideração que o mais provável é que se trate de um falso positivo, já sabemos que neste tipo de coisa o melhor é sempre jogar pelo seguro e não arriscar - pelo menos até que a Anacom assegure que é esse o caso. Até ao momento, mesmo depois de ter sido contactada no sentido de esclarecer estas detecções como malware, ainda não deu qualquer resposta.

... Imaginado-se que não queiram ser responsáveis por incentivar os portugueses a instalar programas que várias plataformas de detecção de malware indicam como sendo maliciosos, esperemos que esse esclarecimento chegue em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]