Quem estiver a pensar utilizar o teste de traffic shaping NET.mede da Anacom deverá aguardar até que fique esclarecido o motivo pelo qual o mesmo está a indicar ter malware.
No final de 2013 a Anacom lançou uma ferramenta que permite testar a ligação à internet para verificar se o operador está a fazer traffic shaping - o NET.mede - e a reduzir deliberadamente a velocidade para certos tipo de tráfego. Uma ferramenta útil para auxiliar os consumidores que suspeitem que a sua ligação de 100, 200 ou 1000Mbps não esteja a ser tão rápida quanto deveria, mas que uma análise no VirusTotal e no Hybrid Analysis indica ter malware e ser maliciosa.
Para quem anda a fazer o teste de Traffic shaping com a ferramenta da ANACOM para Windows NAO O DEVE FAZER.— Tomahock (@tomahock) February 19, 2019
O .exe está a dar positivo para malware https://t.co/avQPw3187fhttps://t.co/7luuZvaNb0
Mesmo tendo em consideração que o mais provável é que se trate de um falso positivo, já sabemos que neste tipo de coisa o melhor é sempre jogar pelo seguro e não arriscar - pelo menos até que a Anacom assegure que é esse o caso. Até ao momento, mesmo depois de ter sido contactada no sentido de esclarecer estas detecções como malware, ainda não deu qualquer resposta.
... Imaginado-se que não queiram ser responsáveis por incentivar os portugueses a instalar programas que várias plataformas de detecção de malware indicam como sendo maliciosos, esperemos que esse esclarecimento chegue em breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)