2019/04/02

Notícias do dia

Descodificador para o Mira Ransomware já disponível; app de email Spark chega ao Android; míssil indiano anti-satélite coloca ISS em risco; Facebook vai explicar "porque estou a ver isto?"; e a
Cloudflare lançou o serviço VPN Warp na app 1.1.1.1.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo gadget da semana para oferecer - um analisador da qualidade da água da Xiaomi Sendo início do mês, é também a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+.

Recomendações do Google Assistant não revelam "patrocínios"



A proliferação dos assistentes por voz está a levantar novas preocupações quanto à indicação de resultados patrocinados. Enquanto num ecrã a resposta a uma pesquisa ou pergunta pode apresenta resultados que estejam claramente identificados como resultados promovidos / publicidade, quando se passa para resultados por voz as coisas tornam-se bem mais difíceis de distinguir.

Tal como foi necessário identificar esses resultados e sugestões de forma clara nos ecrãs, há quem alerte para que o mesmo terá que começar a ser feito desde já para os resultados por voz.


Caso Huawei vs inventor Português segue para os tribunais



Embora tudo parecesse estar bem encaminhado para chegarem a acordo, o caso que opõe Rui Pedro Oliveira e a Huawei a propósito do roubo da ideia de uma câmara amovível de encaixar nos smartphones vai mesmo passar para os tribunais.

O inventor diz que as negociações que decorreram terão sido uma mera manobra para passar o tempo, suspeitando que o intuito da empresa ao passar para os tribunais seja obter uma vitória pela falta de capacidade financeira do mesmo para conseguir suportar os custos do processo. Um caso a seguir atentamente.


MS actualiza Surface Book 2 com novo CPU



Quem estiver interessado num Surface Book 2 poderá contar com novos modelos que vêm com o mais recente CPU Core i5 de 8ª geração no Surface Book 2 de 13". Este modelo passa a ter um Core quad-core i5-8350U de 3.6GHz, acompanhado por 8GB de RAM e 256GB,

O modelo anterior, com CPU 7th gen dual-core continuará a estar disponível, a preço reduzido de $1299 (o novo terá um preço de $1499) nos EUA.


WhatsApp ganha linha de verificação de notícias falsas na Índia



Prestes a enfrentar importantes eleições (para além dos mísseis anti-satélite) na Índia, o WhatsApp antecipa-se no combate às fake news com a criação de uma linha de validação de notícias. Os utilizadores que suspeitarem de algo que tenham visto no WhatsApp poderão solicitar a sua validação, para averiguarem se a notícia ou relato é fidedigno ou não.

Claro que não podemos deixar de pensar que, por muito positivo que seja este tipo de medidas... não nos fará precisar de um serviço de validação dos validadores de notícias?


Milhares de clusters iSCSI expostos na internet



Se todas as semanas se descobrem roubos de dados na internet, o mais surpreendente não é que isso continua a acontecer mas sim o facto de não ser algo ainda mais frequente. Investigadores descobriram mais de 13 mil clusters de storage iSCSI expostos na internet sem qualquer tipo de protecção.

Isto não só permite que qualquer pessoa (ou atacante) possa ter acesso a dados de empresas e particulares, como também facilita o processo de infiltração por malware ou ransomware. São pelo menos 13 mil pessoas que não terão qualquer consciência de que os seus "discos" são uma janela aberta para o mundo, ao estilo do que acontece com aquelas câmaras de vigilância em Portugal (e noutros países).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)