2019/04/15

Sony criou ecrã 16K de 783"


O Japão tem um fascínio especial pelo aumento da resolução dos televisores, e enquanto nos vamos habituando a ver os requisitos "complicados" do 8K, a Sony avançou já para um mega-ecrã 16K de 783".

Como a sua dimensão fará antever, este não é um ecrã destinado a utilização doméstica, nem mesmo na mansão dos mais endinheirados. Este ecrã Crystal LED tem mais de 19 metros de largura e 5 metros de altura, e está a ser instalado num centro de investigação de uma empresa japonesa.

A Sony não deu grandes detalhes sobre o ecrã, para além de dizer que conta com uma resolução horizontal de 16 mil pixels (daí o 16K) e que utiliza módulos Micro-LED idênticos aos que a Samsung utilizou para criar o seu The Wall (que já tivemos oportunidade de ver ao vivo no Porto).

Mesmo que eventualmente este conceito modular venha a permitir criar ecrãs com estas resoluções (e até superiores) a preço comportável para uso doméstico, continuaremos a ter o problema de serem necessários conteúdos para tirar o máximo partido deles. E quando se tem em conta que neste momento muitos dos filmes que vemos no cinema nem sequer estão a ser projectados em 4K... já ficamos com uma pequena ideia do quanto as coisas têm que evoluir desse lado.

2 comentários:

  1. Carlos, sem dúvida que a falta de conteúdos é uma barreira para o desenvolvimento do hardware, mas estou comprador de uma TV, o que tenho verificado é que optar por uma TV de 8K tem imensas vantagens no processamento de imagem, comparando lado a lado uma 4K e uma 8K a passar o mesmo conteúdo, a vantagem está toda do lado da 8 K

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que isso não seja visto na loja... talvez.
      (Os casos que vi de TVs lado a lado a demonstrar os "benefícios" do 8K, estavam a usar um pseudo 4K para comparação que, a olho nu, não me parece que fosse mais que HD 720p. :)

      A não ser que a nível de preço seja "indiferente" ir para o 8K, nesta fase preferiria investir numa 4K com melhor qualidade (ou qualidade idêntica a nível de contraste, cores, etc.) do que ir para as 8K apenas por ser 8K.

      Mas sim, estou curioso para ver que processamento as 8K fazem - mas tendo como comparativo um sinal 4K decente na TV 4K ao lado.

      Eliminar