2019/05/19

Google Translatotron faz tradução de voz mantendo entoação original


A Google é uma das empresas que mais tem traduzido nos sistemas de tradução, e agora apresenta-nos o seu impressionante Translatotron, que é capaz de fazer a tradução directamente da voz, sem passos intermédios, e mantendo as características vocais originais.

Existem muitos sistemas de tradução capazes de escutar o que uma pessoa diz numa língua, e falar a tradução na língua de destino - o próprio Google Translate faz isso. No entanto, este Translatotron eleva isso a um novo nível.

Habitualmente, o processo de tradução implica múltiplos passos: a conversão da voz para texto; a tradução do texto para a língua pretendida; a conversão da frase traduzida de texto para voz. No caso do Translatotron, a tradução é feita directamente na voz, sem que seja convertida para texto.



Como vantagem, para além de permitir traduções mais imediatas, tem a simpática vantagem de permitir manter as características vocais e entoação - que é algo que se perde nos processos de tradução tradicionais.

Input (Spanish)
Reference translation (English)
Baseline cascade translation
Translatotron translation


As traduções nem sempre são perfeitas mas são suficientemente promissoras para nos fazer acreditar que, daqui por uns anos, poderemos contar com a capacidade dos nossos auriculares com assistentes digitais nos deixarem entender praticamente tudo aquilo que qualquer ser humano em qualquer ponto do planeta nos possa dizer, e vice-versa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)