2019/06/14

Notícias do dia

Huawei adia Mate X dobrável para Setembro; Chrome 76 impede sites de detectarem modo incógnito; app WearOS ganha gestão de "tiles" do smartwatch; Helium quer libertar IoT das mensalidades 4G e 5G; sincronização entre Google Drive e Google Photos termina em Julho; Facebook volta a pagar para espiar utilizadores.

Antes de passarmos às notícias do dia, certifica-te que participas no passatempo gadget da semana que desta vez tem para oferecer uns powercube multiplicadores de tomadas.

Huawei começa a mostrar publicidade no lock screen dos smartphones



A Huawei parece querer perder a solidariedade dos seus clientes, tendo optado por começar a mostrar publicidade no ecrã dos seus smartphones sem ter dado qualquer pré-aviso ou explicação. Alguns utilizadores estão a deparar-se com publicidade à Booking nos seus smartphones (séries P30, P20, Honor 10, etc.) Por agora a única forma que há para escapar a isto será deixar de utilizar as imagens de fundo aleatórias que vêm pré-configuradas de origem, e escolher uma imagem fixa do próprio utilizador.

É uma decisão bastante infeliz, já que não me parece nada adequado fazer isto sem qualquer consentimento para clientes que pagaram muitas centenas de euros pelo seu smartphone. Já não chega toda a incerteza referente à perda do acesso ao Android e que coloca em risco as actualizações futuras?

Actualização: a Huawei diz que a situação aconteceu por erro.


App do Gmail chega às 5 mil milhões de instalações



A app do Gmail passa a fazer parte do reduzido grupo de apps com mais de 5 mil milhões de instalações na Play Store da Google, juntando-se a outras como o YouTube, Google Maps, e Google Search. O facto de ser uma app que vem pré-instalada na maioria dos smartphones Android também terá ajudado bastante - mas até ao momento, apenas apps da Google atingiram este patamar.

Talvez mais interessante, será ver qual será a primeira app que não seja da Google a chegar a este valor. Muito provavelmente, algo como o Facebook ou WhatsApp.


Google actualiza secções dos resultados com icons



Quem achar que há algo diferente nos resultados do Google mas sem saber bem o quê, tem razão. A Google remodelou a barra de resultados nas pesquisas, que agora passa a incluir icons a par dos textos das diferentes secções (All, News, Videos, Images, Maps, More).

Curiosamente, a Google já utilizou icons nestas secções no passado (em 2010), mas optou por os remover em 2011. Agora, regressam novamente ao activo - veremos se desta vez será para durar, ou se voltarão a desaparecer daqui por uns meses.


Emails dinâmicos chegam ao Gmail a 2 de Julho



A Google quer reformular a natureza dos emails e vai começar a activar os emails dinâmicos no Gmail para todos os utilizadores já a partir de 2 de Julho. Com esta funcionalidade, os emails deixam de conter apenas informação estática, podendo apresentar informação que permanece sempre actualizada (preços de uma promoção, por exemplo), ou que permitem fazer comentários num documento partilhado directamente a partir do Gmail, ou desencadear acções.

Administradores de domínios G Suite poderão desactivar estes emails dinâmicos para os seus sites, se assim o desejarem.


MSI e BlueStacks aceleram jogos Android para os 240fps



Depois de terem ajudado a trazer os jogos Android para os desktops através do BlueStacks, temos agora a possibilidade de jogar jogos Android com maior fluidez que nunca, com o novo suporte para 240fps. Quem estiver a utilizar um portátil gaming da MSI com ecrã de 240Hz poderá recorrer à app MSI App Player para jogar jogos Android à máxima velocidade.

Será seguramente uma forma dos jogadores "profissionais" obterem vantagem face a quem se limitar a jogar jogos Android num smartphone ou tablet. Talvez daqui por mais um par de anos se comecem a ver smartphones e tablets de gaming que também apostem em ecrãs de 240Hz (já temos visto alguns a apostarem nos 90Hz e 120Hz).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)