2019/06/18

Notícias do dia

Facebook anuncia criptomoeda Libra com parceiros de peso; Google acelera adopção do RCS no Android sem esperar pelas operadoras; iPhones de 2020 vão crescer, mingar, e vir com 5G; análise ao carregador wireless Aukey LC-C6; SEGA Mega Drive Mini chega em Setembro com 42 clássicos; e "génio" da extorsão por downloads de porn vai 14 anos para a cadeia pelos seus esquemas fraudulentos.

Antes de passarmos às notícias do dia, já temos novo passatempo do gadget da semana que desta vez tem para oferecer um smartwatch Alfawise H19.

Descodificador para ransomware GandCrab já disponível



Boas notícias para mais um lote de vítimas do ransomware: já está disponível gratuitamente um descodificador do ransomware GandCrab no site do costume (No More Ransom).

O GandCrab tem sido um dos ransomwares de maior sucesso nos últimos anos, tendo infectado mais de 1.5 milhões de vítimas, com os operadores deste ransomware a gabarem-se que já terá rendido mais de 2 mil milhões de dólares em resgates. Pois bem, para quem não pagou e guardou os discos encriptados, chega agora o momento de poder recuperar os seus dados, gratuitamente, tanto de versões mais antigas como dos mais recentes GandCrab 5.0 - 5.2.

Mantém-se por isso a recomendação: se forem alvo de um ataque de ransomware, o primeiro passo passará por preservar o disco infectado; pois poderá dar-se o caso de surgir uma ferramenta para resolver o problema, mesmo que venha a demorar alguns anos.


Microsoft quer adicionar tecla "Office" aos teclados



A Microsoft está a considerar adicionar uma tecla Office aos teclados certificados para o Windows, para agilizar o acesso a operações relacionadas com os seus programas de produtividade. A parte positiva é que isto não implicaria reformular a disposição dos teclados, pois a intenção parece ser a de substituir a actual tecla de "menu" ou a segunda tecla de Windows localizada no lado direito da barra de espaços.

... Parece-me excessivo estar a dedicar uma tecla para funções de programas específicos - mas, a avaliar pelo uso (nulo) que dei nos últimos anos à tecla de menu e windows do lado direito, bem que podem aproveitar aquelas teclas para o que quiserem. Ainda assim, preferia continuar a ter a tecla "menu", para qualquer eventualidade, do que uma tecla específica para o Office.


Lojas automáticas sem funcionários já estão a passar de moda na China



As lojas 100% automáticas e sem funcionários que eram consideradas as lojas do futuro parecem já estar a passar ao passado na China. Depois da aposta feita em milhares destas lojas, o factor novidade parece ter-se esgotado e a sua utilização está a cair drasticamente.

Para desagrado de todos os consumidores anti-sociais que não gostem de interagir com funcionários, parece que o futuro do comércio terá que continuar a investir nos recursos humanos - e de preferência, pessoas que tenham as devidas competências para lidar com "os clientes" (que não é tarefa nada fácil).


Cellebrite já consegue desbloquear iPhones e iPads com iOS 12.3




O iOS 12.3 pode ter apenas um mês de existência mas já terá sucumbido às ferramentas de recuperação de dados da Cellebrite. A empresa diz que o seu sistema UFED Premium é capaz de desbloquear e dar acesso a praticamente todos os Android e também iPhones e iPads, do iOS 7 ao mais recente iOS 12.3.

Isto significa que existe uma qualquer vulnerabilidade que permite ultrapassar as protecções da Apple e que, se a Cellebrite a tem, então haverá outras entidades a tê-la (ou a consegui-la em breve). É de imaginar que este anúncio venha pressionar a Apple para lançar em breve uma actualização para corrigir esta situação... até que o ciclo se volte a repetir.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

4 comentários:

  1. Eu fui alvo este fim de semana do ransomware cr1ptt0r no meu NAS D Link que estava com o firmware desatualizado.
    Como é um ransomware recente so espero que lancem um descodificador para este vírus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :(
      Como é que ele te chegou ao NAS, tinhas o NAS exposto na net, ou foi através de outro PC na rede?

      Eliminar
    2. Qual modelo e versão estavas a usar? E sim, estava exposto para fora?

      Eliminar