2019/07/17

Notícias do dia

Neuralink de Elon Musk vai começar a ligar cérebros a computadores em 2020; Facebook adiciona identificador às fotos dos utilizadores; Tesla vai aumentar preço do Autopilot completo em Agosto; Sony A7R IV chega com sensor full-frame de 61MP; alertas do 5G e cancro assentam em estudo com falhas; e ainda a polémica desnecessária da app FaceApp que envelhece o rosto e manda fotos para a Rússia - como se isso fosse algo inédito.

Antes de passarmos às notícias do dia, esta semana temos para oferecer uns earphones Xiaomi AirDots no passatempo de gadget da semana; participa e partilha.

Hackers roubaram dados de (todos?) os contribuintes na Bulgária



O serviço de finanças búlgaro revelou que hackers conseguiram entrar no sistema e roubar dados referentes a "milhões" de contribuintes, mas que potencialmente podem afectar todos os contribuintes nas suas bases de dados.

Os hackers terão contactado vários jornalistas a oferecer parte dos dados roubados, dizendo que conseguiram roubar mais de uma centena de bases de dados, incluindo várias com informação confidencial de importância crítica. Não sei que tipo de segurança a Autoridade Tributária aplicará por cá aos seus dados, mas esperemos que estes incidentes lá fora sirvam de alerta para evitar que situações idênticas aconteçam em Portugal.


Google Maps expande apresentação de bike sharing a mais países



Não seria interessante poder ver directamente no Google Maps se as estações de aluguer de bicicletas têm realmente bicicletas disponíveis ou não? É isso que já acontece em Nova Iorque e que a Google agora expande a mais países, incluindo o Brasil (mas infelizmente, Portugal ainda não está na lista).

As seguintes cidades passam a contar com informação detalhada sobre os pontos de aluguer de biciletas partilhadas: Barcelona, Berlim, Bruxelas, Budapeste, Chicago, Dublin, Hamburgo, Helsínquia, Kaohsiung, Londres, Los Angeles, Lyon, Madrid, Cidade do México, Montreal, New Taipei City, Rio de Janeiro, San Francisco Bay Area, São Paulo, Toronto, Viena, Varsóvia, e Zurique. A expansão a mais cidades está prometida para breve.


Google expulsa CooTek da Play Store



A Google fechou as portas da Play Store à CooTek, responsáveis pelo teclado TouchPal e centenas de outras apps, depois da empresa chinesa continuar a implementar práticas de injecção de publicidade abusiva mesmo depois de ter sido avisada para parar de o fazer.

Os sistemas utilizados pela CooTek permitiam que os dispositivos Android apresentassem publicidade mesmo quando não se estivesse a utilizar a app e mesmo quando o smartphone não estivesse a ser utilizado, acelerando o consumo de dados e da bateria de forma significativa.


Nintendo lança nova Switch com maior autonomia



Poucos dias depois de anunciar a Switch Lite, a Nintendo revela também uma nova Switch, com melhor autonomia.

A Nintendo não dá detalhes sobre o que mudou por dentro, mas imaginar-se que esta nova versão, em tudo idêntica à original recorra a um chip Nvidia actualizado - sem as falhas de segurança que facilitaram "crackar" a consola - e que também tem vantagens em termos de eficiência. Esta nova versão anuncia entre 4.5 a 9 horas de utilização, face às 2.5 a 6 horas da actual, o que será uma excelente notícia para quem passar a maior parte do tempo a jogar em modo "portátil".


Novo MacBook Air vem com SSD 35% mais lento



Quem pensasse que um novo MacBook seria automaticamente melhor que o anterior irá ficar desapontado com o mais recente MacBook Air. Embora venha com um novo ecrã True Tone e um preço $100 mais barato, vem também com um SSD substancialmente mais lento que a geração anterior.

Enquanto o modelo anterior conseguia atingir velocidades de 2GB/s em leitura, o novo SSD de 256GB fica-se por 1.3GB/s; enquanto que nas escritas as velocidades permanecem praticamente idênticas mas com uma pequena melhoria para o novo (0.9GB/s vs 1GB/s). São velocidades que continuam a poder considerar-se "rápidas", e certamente que a maioria dos utilizadores preferirá o desconto de $100 aos 700MB/s de diferença nas leituras. Ainda assim, não deixa de ser um mau sinal para futuros MacBooks... se tivermos novos modelos a chegarem com piores prestações que os anteriores.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)