2019/09/18

Notícias do dia

Os SMS de alerta às populações podem chegar com 2h de atraso (e serem facilmente falsificados); Huawei à procura da "Harmonia" sem apps Google para o Mate 30 (e temos teasers de algumas funcionalidades do Mate 30); Signify revela a Philips Hue Play HDMI Sync Box que leva o "ambilight" a todos os HDMI; Google vai encerrar serviço de jogos multiplayer do Google Play Games em 2020; e a Suíça mantém legalidade dos downloads e rejeita bloqueio de sites.

Antes de passarmos às notícias do dia temos um novo passatempo gadget da semana, que te pode valer um smartwatch Bilikay SN58, e também temos alguns livros da FCA para dar.

Oracle cria super-computador com 1060 Raspberry Pi 3



Já temos visto pessoas a criarem mini-super-computadores combinando múltiplos Raspberry Pi, mas a Oracle, sendo a Oracle, elevou a coisa a um novo patamar, combinando 1060 Raspberry Pi 3 B+ para criar um verdadeiro super-computador, correndo - como seria de esperar - Oracle Autonomous Linux.

Mesmo tendo em conta o relativo baixo custo dos Raspberry Pi, é preciso não esquecer que a conta será a multiplicar por mais de 1000x, a que se soma todo o demais hardware de suporte, como os mais de 20 Ubiquiti UniFi Switch de 48 portas, transceivers de 10GbE, fontes de alimentação, cabos, estrutura, etc. Ainda assim, não deixa de ser um projecto engraçado... embora impraticável para uso doméstico. :)


Google Assistant com novas vozes em 9 países



Não, ainda não é desta que o Google Assistant chega a Portugal (mas está quase, pelo que nos dizem) mas há nove países que passam a contar com novas opções de voz para o assistente da Google: Holandês, Inglês (India), Inglês (UK), Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Coreano e Norueguês.

Estas vozes criadas pelo DeepMind WaveNet prometem ser mais naturais e, para evitar as questões de preferências ou designação de géneros, são unicamente identificadas por cores e não por "nomes". E chegando ao ponto de até a ordem de apresentação das mesmas ser aleatória. Ainda assim, o resto do mundo continua bastante aquém das opções existentes nos EUA, onde os utilizadores contam com 11 vozes à disposição, incluindo a de John Legend.


Uber Eats chega a Guimarães



O Uber Eats chega ao berço da nação, e faz com que também os vimaranenses possam optar por ficar em casa e ter a comida que desejam entregue à sua porta, sem complicações. A partir de hoje, o Uber Eats - aplicação de entrega de refeições da Uber - está disponível no concelho de Guimarães. A cobertura do serviço inclui as freguesias de Brito, Aldão, Creixomil, Selho - São Lourenço, Selho - São Cristóvão, Mesão Frio, Oliveira do Castelo, Costa, Azurém, Urgezes e São Sebastião.

A selecção de restaurantes de Guimarães inclui opções como o Deguste, by Pedro Pinto, a Taberna Londrina ou o Yamazaki assim como a parceria exclusiva com a McDonalds.


Apple enfrenta processo por entregar equipamentos recondicionados no AppleCare+



Nos EUA um juiz deixou prosseguir um processo contra a Apple a propósito de enganar os clientes ao dizer que o seu programa AppleCare+ trocará os equipamentos por "novos", quando na verdade entrega aos clientes produtos recondicionados. Nas mais de 30 páginas dos termos e condições é repetidamente feita a referência aos "novos ou equivalentes", e apenas por uma única vez surge a referência a produtos recondicionados (refurbished).

O mais certo é o resultado do processo, para além de distribuir alguns milhões pelos queixosos, se limitar à rectificação das palavras utilizadas, e esclarecer que os produtos de substituição poderão ser recondicionados.


Dados de 24 milhões de utilizadores do Lumin PDF expostos na net



Não é muito simpático acordar e ver um email do "Have I Been Pwned" a dizer que temos mais dados que foram expostos na net, mas é novamente o caso para mais de 24 milhões de pessoas. Os dados dos utilizadores do Lumin PDF, editor de PDFs na web e com extensões para o Chrome, foram divulgados na net, depois de alegadamente o hacker em questão ter tentado alertar a empresa durante vários meses sem ter obtido resposta.

Entre os dados encontram-se emails, hash das passwords, tokens de acesso a contas Google (que a Lumin diz já terem sido invalidados), línguas faladas, etc. E mais uma vez relembra a imprescindível necessidade de não usar passwords repetidas em serviços diferentes.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)