2019/11/14

Notícias do dia

A Google já anunciou oficialmente o lançamento do Google Assistant em português de Portugal; a Motorola reinventou o Razr com ecrã dobrável; o browser Brave chegou à versão 1.0; a RTP lançou uma nova app RTP Play com acesso a muitos mais conteúdos; Huawei P30 e P30 Pro já estão a receber EMUI 10 na Europa; e uma nova startup chamada GuRu promete energia wireless a grande distância.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo para gadget da semana, desta vez dedicado a uma Xiaomi Mi Band 4 - participa.

DJI promete identificação de drones próximos em 2020



Procurando manter-se à frente das inúmeras questões que rodeiam o tema dos drones, a DJI quer lançar uma app no próximo ano que permita a qualquer pessoa localizar e identificar os drones que estiverem a voar perto de si.

Em vez de um sistema global de controlo como o que temos na aviação, o sistema recorrerá às comunicações WiFi, permitindo que um smartphone possa captar informações dos drones que estiverem a voar num raio aproximado de 1000 metros da sua posição actual. Com isso, desincentivar-se-ia a utilização abusiva dos drones, com qualquer interessado a facilmente ter acesso ao registo do drone para reportar situações ilegais às autoridades.


Play Store vai deixar desligar vídeos em auto-play



Depois da publicidade no ecrã de actualizações, a Google tem sido acusada de estar a abusar da paciência dos utilizadores, e para isso contribui também os vídeos auto-play que adicionou na sua loja de apps. Felizmente, parece que agora está a reconsiderar...

Alguns utilizadores estão a descobrir uma nova opção nas configurações da Play Store que permite desactivar os vídeos com auto-play, ou fazer com que funcionem apenas quando se tem uma ligação WiFi, para evitar o consumo de dados adicionais. Só não sei porque é que a Google não permitiu isto desde logo, já que nem todos têm o privilégio de contar com dados móveis ilimitados para gastar em vídeos que poderiam dispensar ver.


Android 10 diz adeus ao botão de "menu"



Resquício da barra de navegação original nos Android, o botão de "menu" há muito que tinha sido marcado como obsoleto; passando a funcionalidade menu a ser aplicada nas próprias apps em vez da barra de navegação do sistema. Ainda assim, o suporte para a mesma foi permanecendo para efeitos de retrocompatibilidade... até à chegada do Android 10.

O Android 10 removeu o suporte para o "menu" na barra de navegação (que também já nem existe), fazendo com que apps que ainda dependessem dele deixem de ser funcionais. Considerando que seriam apps feitas para Android 2.3 ou mais antigo... penso que também já estava na altura.


Crew Dragon dispara motores de escape com sucesso




Desta vez, o teste de disparo (no solo) dos motores de escape da cápsula Crew Dragon da SpaceX, que transportará astronautas para o espaço - e de regresso à terra - foi superado com sucesso.

Este foi o teste que anteriormente tinha resultado na explosão completa da cápsula em Maio passado, e cuja origem foi atribuída a uma falha numa válvula. Mesmo tendo implicado o adiamento dos planos da SpaceX por alguns meses, o que importa é que contribuiu para detectar e corrigir um problema antes de ter posto em risco vidas humanas. Com este teste superado, pode-se retomar o objectivo de fazer o primeiro lançamento com astronautas a bordo; mas antes disso ainda iremos ver pelo menos um teste deste sistema de escape num lançamento real.

Actualização: Vídeo já disponível.



Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Puxa-vida Carlos, que excelente 'apanhado' de notícias "Curtas do dia".
    Obrigado.

    ResponderEliminar