2020/01/17

Notícias do dia

UE quer impor USB-C nos smartphones para reduzir lixo electrónico; Alemanha quer limitar memes a 128 pixeis na reforma dos direitos de autor; nas promoções temos uma coluna BT Energy Sistem Music Box 7+ com rádio FM e MP3 por €49.90; investigadores demonstram vulnerabilidade dos certificados do Windows com "rickroll" em páginas aparentemente oficiais e legítimas; e ainda como a compra da Xnor.ai pela Apple deixou as câmaras Wyze sem detecção de pessoas.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não deixes de participar no passatempo do gadget da semana que te pode vale uma pen USB Teclast com 64GB.

Facebook vai alertar para logins feitos através de outras apps



O Facebook quer aumentar a segurança, e para isso vai começar a alertar os utilizadores de logins feitos na sua conta, através de notificações e emails, mesmo quando isso seja feito através de apps ou serviços de terceiros.

A medida visa dar maior visibilidade aos serviços que podem aceder ao Facebook de cada utilizador, e que poderiam passar despercebidos aos utilizadores mais descuidados.


Desta forma, os utilizadores do Facebook recebem um comprovativo adicional que também funciona como lembrete dos serviços que têm acesso ao seu Facebook, e com uma forma mais imediata de cortar o acesso a serviços que já não queiram utilizar e que poderiam ficar esquecidos e manter um acesso permanente.


Disney persegue venda de bonecos Baby Yoda na net



A decisão da Disney não produzir bonecos do bebé Yoda para evitar revelar antecipadamente o carismático personagem da série Mandalorian do universo Star Wars revelou-se num verdadeiro bónus para toda uma série de pessoas que se apressaram a criar e vender versões não oficiais - satisfazendo a enorme procura resultante da série e que apanhou em cheio a época do Natal.

Mas sem grandes surpresas, era também uma situação que se sabia que não poderia durar, e agora a Disney avança com uma ofensiva, exigindo a remoção de todos os produtos não oficiais das lojas online que façam referência a Star Wars, Yoda, Mandalorian e outras palavras associadas.

Dificilmente irá conseguir impedir que muitas lojas continuem a vendê-los, mas fará com que seja mais difícil dar com eles em lojas ocidentais.


Hisense abandona televisores OLED  - aposta nos LCDs duplos ULED XD



A aposta da Hisense nos televisores OLED foi de curta duração. Em vez de ficar dependente dos painéis de outros fabricantes, a Hisense prefere apostar nos seus próprios ULED XD com LCD duplo.

Esta tecnologia recorre a dois painéis LCD sobrepostos, com um normal a cores, e um monocromática na parte traseira, que serve apenas para controlar a quantidade de luz que passa para cada pixel - assim replicando uma experiência de "local dimming" com resolução Full HD que permite obter níveis de contraste que rivalizam com o dos OLEDs. Motivo que leva a Hisense a abandonar os televisores OLED.


Empresa de spyware italiana espiou smartphones de cidadãos "por brincadeira"



Demonstrando que os abusos nas apps de vigilância não acontecem só nos EUA ou na China, também em Itália se assiste a um escândalo idêntico. Descobriu-se que os funcionários da empresa eSurv, que cria apps de vigilância / spyware para smartphones bastante utilizadas e promovidas pelas autoridades, tiravam partido das funcionalidades das suas apps para espiar e monitorizar cidadãos insuspeitos - ouvindo as suas chamadas, vendo as suas fotos, acedendo às câmaras dos seus smartphones, etc.

Já Edward Snowden tinha alertado que ter tal poder acaba por se tornar numa tentação "irresistível", invariavelmente resultando neste tipo de abusos - e não é algo que fique limitado a qualquer país em particular.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)