2019/12/26

Notícias do dia

Tesla Model 3 ganha gravação das câmaras quando se buzina; filme Cats estreia com "bugs" e promete versão corrigida com novos efeitos; Huawei com apps e serviços alternativos à Google em 2020 - mas entretanto desmente bateria de grafeno no P40; app de mensagens ToTok era app de espionagem dos EAU; Fiesta eléctrico chega aos 100 km/h em 1.8s; escolas nos EUA usam smartphones para seguir os alunos; DeLorean eléctrico faz drift autónomo; e ainda os nossos votos de Feliz Natal de 2019.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não te esqueças de participar no nosso mega-passatempo de Natal 2019 com 31 dias de prendas - onde hoje temos um smartwatch Amazfit GTR Lite para oferecer. E também que o último meeting AadM do ano é já este sábado. :)

iPhone XR continua a ser o smartphone mais vendido



Segundo as estatísticas da Counterpoint Research, o iPhone XR continua a ser o smartphone mais vendido, trimestre após trimestre, desde o seu lançamento - e não estamos a falar apenas do iPhone mais vendido, mas sim de ser o mais vendido entre todos os smartphones.

Neste último trimestre o iPhone XR terá conseguido 3% das vendas, ficando à frente de modelos como o Samsung Galaxy A10 (2.6%), Galaxy A50 (1.9%), e Oppo A9 (1.6%). Só depois temos o iPhone na 5ª posição, seguido de mais um Samsung Galaxy A20, e do Oppo A5. No final da tabela temos o Xiaomi Redmi 7A e o Huawei P30.


Natal sem peluches oficiais do bebé Yoda



O bebé Yoda tem sido um dos pontos altos da série The Mandalorian da Disney, mas contrariamente ao que seria habitual, a Disney perdeu a oportunidade de facturar com brinquedos dele esta Natal - e não foi por acidente. A Disney já sabe bem a importância de ter linhas de brinquedos a acompanhar as suas produções, mas desta vez acedeu aos pedidos de Jon Favreau para que não iniciasse a produção de brinquedos do bebé Yoda para que essa surpresa não fosse revelada antes da série estrear.

Mesmo sabendo-se que não é o Yoda (a não ser que a série venha a apresentar algum paradoxo temporal desta raça), quem tem tirado partido são todas as demais pessoas e fabricantes que se apressaram a produzir bebés Yoda não-oficiais e a vendê-los para satisfazer a elevada procura. (Podem sempre usar a versão "papercraft" de cortar e colar em papel.)

Actualização: sem surpresa, a Disney já começou a perseguir a venda de bebés Yoda não oficiais na net.



Sony não consegue produzir sensores de imagem que cheguem



A Sony é um dos maiores fabricantes de sensores de imagem para câmaras, mas esse sucesso também pode causar alguns problemas. Pelo segundo ano consecutivo, a Sony está a manter as suas linhas de produção a funcionar 24 horas por dia, mesmo durante este período em que tradicionalmente haveria férias - e mesmo assim diz que a produção não chega para as encomendas.

Parte dessa produção terá a ver com os novos sensores de imagem 3D ToF (Time of Flight) que no próximo ano se deverão começar a tornar uma constante nos modelos topo de gama (e até de gama média-alta) e que facilitarão não só o processamento de efeitos de bokeh, mas também a criação de experiências de realidade aumentada com melhor integração com o mundo real.


Tesla Model 3 ganha "visualização" do modo autónomo


Para além da gravação de videos ao buzinar, a mais recente actualização da Tesla vem com muitas outras novidades e curiosidades, incluindo mais jogos, um sequenciador para criar música, comandos de voz... e também a uma previsão para o modo de condução autónomo, que por agora se limita a apresentar mais sinais e elementos do mundo real no ecrã: como sinais de stop, semáforos, sinalizações, e até caixotes do lixo.

... É um pequeno passo que serve para mostrar aquilo que o carro está a ver e a reconhecer, para dar um pouco mais de confiança para a sua eventual capacidade de conduzir completamente sozinho (continuamos é sem saber quando - para este ano estava prometida a capacidade de autopilot em estradas de cidade, que parece ser mais uma promessa que não irá ser cumprida).




Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]