2020/01/22

Notícias do dia

A Electronic Arts vai desligar o Tetris a 21 de Abril; Chromebooks passam a ter até 8 anos de actualizações mas ainda não é suficiente; o Poco F2 está confirmado e o Poco F1 já tem actualização para Android 10 / MIUI 11 final; novas apps de "wellbeing" da Google ajudam a controlar o tempo gasto com o smartphone; Clearview AI identifica rostos de "qualquer" pessoa usando todas as fotos visíveis na internet; e a revelação de que a Apple desistiu de encriptar backups no iCloud para facilitar a vida ao FBI.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não deixes de participar no passatempo do gadget da semana que te pode vale um powerbank BlitzWolf USB-C de 10000mAh - e não te esqueças que o nosso primeiro meeting mensal de 2020 é já este sábado.

Produção do iPhone 9 arranca em Fevereiro - lançamento em Março



O suposto sucessor do iPhone SE - que acabará por não ser um verdadeiro sucessor em termos de tamanho pois adoptará um formato idêntico ao do iPhone 8 ligeiramente modernizado - deverá arrancar a produção já no próximo mês (Fevereiro), esperando-se que a Apple faça a apresentação oficial e lançamento no mês seguinte.

Continua a grande incógnita se a Apple vai manter o Touch ID e o ecrã do iPhone 8, ou se também irá dizer adeus às impressões digitais e aplicar o Face ID e ecrã completo a este iPhone 9.


Netflix já conta com mais de 1200 conteúdos originais



A aposta da Netflix nas produções próprias para não ficar dependente dos caprichos de licenciamento de produtores externos está a dar frutos. Actualmente o serviço conta já com mais de 1200 programas originais, entre filmes, séries, documentários, animação, especiais de comédia, e até programas de apanhados - e, talvez mais revelador do nível atingido, tem adicionado novos conteúdos ao seu catálogo a uma média de 1 por dia!

É uma cadência que nenhum dos seus rivais tem capacidade para acompanhar, e que se poderá revelar de importância crítica para determinar quem irá sobreviver à "guerra dos serviços de streaming", à medida que o mercado for ficando cada vez mais saturado pelos serviços adicionais que vão chegando... até perceberem que não vai funcionar: nenhum consumidor irá aceitar pagar por 5, 6, ou mais serviços de streaming, por muito que goste deles.


Boeing suspende produção dos 737 Max por tempo indefinido



A trágica saga dos Boeing 737 Max continua, agora com a indicação que a produção será suspensa por tempo indeterminado. Uma situação que vem complicar ainda mais as coisas para o fabricante aeronáutico (que já conta com mais cancelamentos de encomendas do que encomendas), e levanta muitas questões para os funcionários.

Ao contrário do seu ex-CEO que mesmo com todo o escândalo saiu da empresa com uma compensação de 80 milhões de dólares, os empregados têm futuro mais incerto. Se forem despedidos também terão que receber compensação (não de milhões, é certo); mas isso significa que a Boeing perderá pessoal altamente especializado, o que se tornará num problema a duplicar quando - eventualmente - voltar a necessitar deles para retomar a produção. Talvez por isso por agora não fale sequer em despedimentos... mas é um cenário que não se poderá arrastar por muito tempo.


Grupo pirata critica rivais por não piratearem devidamente



Um grupo de piratas (Hive-CM8) está a acusar um grupo rival (TOPKEK) de ter feito um péssimo serviço e de ter posto em risco as suas fontes, ao lançar para a net screeners de filmes recentes (como o muito aguardado 1917) sem ter tido o cuidado de remover os identificadores existentes nestes materiais.

Os "screeners" são cópias de filmes que os estúdios enviam para críticos ou outros indivíduos, mas que contêm elementos que visam desincentivar a sua partilha. Actualmente, para além de mensagens que vão surgindo ao longo do filme a indicar que é um "screener", contêm também códigos não visíveis que permitem identificar o indivíduo a quem pertencia determinada cópia. É algo que o primeiro grupo tem a preocupação de remover, para proteger a origem dos seus filmes, mas que o segundo grupo terá exposto sem qualquer consideração - o que acabará por ter repercussões bem desagradáveis.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

2 comentários: