2020/01/03

Notícias do dia

Huawei Mate 30 Pro chega a Portugal por €1099 e com oferta de €300; Xiaomi adia Mi Mix Alpha com ecrã a toda a volta; OnePlus Concept One esconde câmaras traseiras atrás de vidro electrocromático; lasers fazem abrir portas "inteligentes" via comandos de voz inaudíveis; Xiaomi apresenta imagens de câmaras aleatórias no Google Nest Hub; e como as novas gerações serão atormentadas por uma internet que nunca esquece.

Seguem-se as notícias do dia - enquanto vamos processando os vencedores do mega-passatempo de Natal (durante o fim de semana ficará tudo finalizado, ufa! :)

Portugueses voltam a preferir carros a gasolina



Após 15 anos de domínio dos automóveis com motor a gasóleo, o impacto do escândalo dieselgate e a aproximação do custo do combustível fez com que os portugueses voltassem a preferir os carros a gasolina. No entanto, este é um resultado que apenas reflecte o estado das coisas entre os ligeiros de passageiros, já que no segmento dos veículos comerciais o gasóleo continua a representar mais de 99% do mercado.

Talvez mais positivo seja o crescimento de 2.7% na adopção de veículos 100% eléctricos, com a Tesla a ficar com 27.8% das vendas em 2019. Esperemos que daqui por uma década (ou antes), se possam ler notícias a dizer que os veículos eléctricos já superam 50% das vendas em Portugal...


Samsung lança monitor de 49" ultra-curvo



A Samsung já revelou o seu novo monitor Odyssey G9 que se irá tornar num dos mais desejados entre os gamers. Este monitor de 49" vem com com uma resolução de 5120x1440 e HDR1000, e suporta frequências de até 240Hz, com compatibilidade FreeSync 2 e G-Sync.


Também de destacar que este monitor conta com uma curvatura de 1000R, tornando-o mais curvo de todos os monitores da Samsung, permitindo preencher praticamente todo o campo de visão do utilizador para uma maior imersão nos jogos. Jogos de corridas de automóveis ou simuladores de voo devem ficar uma maravilha neste monitor, para quem tiver máquina capaz de os correr a 5120x1440 a 240Hz!


Firefox vai deixar eliminar dados recolhidos pela Mozilla



A Mozilla vai dar a todos os utilizadores a possibilidade de eliminarem todos os dados que foram recolhidos sobre si através do Firefox. A medida que surge como uma exigência da nova lei de privacidade na Califórnia (CCPA - California Consumer Privacy Act) apenas teria que ser aplicada aos residentes na Califórnia, mas a Mozilla considerou que seria mais simples e eficaz disponibilizar essa mesma capacidade a todos os utilizadores a nível mundial.

O Firefox não envia dados que se possam considerar "abusivos" para a Mozilla (como o histórico de sites que se visitam), mas envia coisas como o número de tabs que se tem abertas e o tempo de utilização do browser. Dados que com a próxima actualização do Firefox poderão ser eliminados.

... Vamos ver quantas outras empresas seguem o exemplo.


Disney+ perde Sozinho em Casa e Piratas das Caraíbas



A Disney tem tentado recuperar todos os seus conteúdos para os tornar exclusivos da sua plataforma de streaming Disney+, mas por enquanto ainda tem que honrar alguns contratos que fizeram desaparecer filmes icónicos do seu serviço.

Embora por cá o Disney+ ainda não esteja oficialmente disponível, os subscritores do mesmo terão sido surpreendidos pelo desaparecimento de filmes como o Sozinho em Casa (o 1 e 2), Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides, Dr. Dolittle, Garfield: A Tail of Two Kitties, e outros. Filmes que devido a contratos de licenciamento tiveram que sair do Disney+e só regressarão quando voltarem a ficar livres.

Estas coisas relembram também um dos pontos negativos dos serviços de streaming: não é por algo estar disponível "hoje" que significa que continue a estar disponível daqui por uns meses, ou dias...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

4 comentários:

  1. Por cá os carros a gasóleo estão a declinar nas vendas para particulares devido ao brutal aumento da carga fiscal que, obviamente e artificialmente, aumentou o preço final a pagar à saída da do stand bem como em impostos anuais, onde algumas viaturas chegam a pagar mais de 300 euros por mês só de imposto único de circulação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão no primeiro ponto, mas neste momento o meu carro a diesel de 2017 SUV (1.5), paga menos IUC que o carro a gasolina da minha esposa (1.2 de 2011)...

      Eliminar
    2. Se calcular os impostos que a viaturas a gasóleo com cilindradas superiores a 2 litros, verificará o que pretendo dizer.

      (e curiosamente, acaba por me recordar outro aspeto que não referi anteriormente, e que é o facto dos carros a gasóleo bem afinados e com todos os filtros e catalizadores de origem, poluírem menos do que os carros a gasolina.)

      Eliminar
    3. "em afinados e com todos os filtros"

      Pois...

      Eliminar