2020/01/31

Notícias do dia

Tesla Portugal demora 3 meses a reparar Tesla sem internet; Huawei não utilizará serviços Google mesmo que bloqueio seja levantado; Tesla acaba com garantia ilimitada das baterias nos Model S e Model X; nas promoções temos uma lanterna LED a €5 e uma coluna BT BlitzWolf BW-AS2 40W a €45; e empresas de apostas com acesso indevido a dados de 28 milhões de estudantes menores no Reino Unido (que hoje se despede da UE devido ao brexit).

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo passatempo do gadget da semana que te pode vale um hub USB 3.0 da Xiaomi. Também temos livros SCRUM da FCA para oferecer. E, sendo final do mês, é a altura ideal para aderires ao Clube AadM+ para teres acesso a passatempos exclusivos entre outras vantagens.

Social Captain expôs passwords do Instagram em plain-text



Um serviço chamado Social Captain que prometia aumentar o número de seguidores no Instagram estava afinal a colocá-los em risco, expondo as suas passwords a qualquer pessoa que se desse ao trabalho de olhar. Depois dos utilizadores associariam o serviço ao seu Instagram, a sua password passava a ser incluída em plain-text na página do serviço. Uma situação nada recomendável, ainda mais quando o serviço permitia que qualquer pessoa pudesse aceder à página de qualquer outro utilizador, e assim ir recolhendo as passwords de todos eles.

É assustador constatar que este tipo de serviços, que se poderia assumir que "deveriam saber o que fazem", parecem não ter qualquer noção das mais básicas regras de segurança. Utilizar passwords em plain-text? Expô-las em páginas acessíveis ao mundo? Enfim... revela bem porque se deverá pensar muito, muito bem, antes de confiar dados privados, ou acesso a contas ou serviços, a terceiros.


UE aprova exigência de carregador standard para equipamentos móveis



Ignorando as preocupações da Apple, que alegava que qualquer exigência a nível de carregadores standard iria "impedir a inovação", a UE aprovou a proposta que exige a utilização de carregadores standard para equipamentos móveis.

A medida visa reduzir o lixo electrónico, que anualmente resulta em milhares de toneladas de carregadores descartados por não poderem ser reutilizados; mas ainda não está claro no que resultará desta medida em termos práticos. Bastará aos fabricantes aplicarem uma porta USB-A ou USB-C (como já acontece na maioria dos casos)? Ou haverá requisitos adicionais?


Crowdfunding de monitor portátil Taihe Gemini acaba em falhanço



Relembrando que as campanhas de crowdfunding continuam a ser um território arriscado, temos mais um projecto - TAIHE Gemini 15.6″ - que angariou mais de 1 milhão de dólares e que prometia fazer um ecrã portátil Full HD / 4K, mas que acaba em grande falhanço.

A maioria dos apoiantes nunca chegou a receber os monitores que tinham comprado, e os poucos que os receberam descobriram que tinham recebido monitores avariados e inutilizáveis. Entretanto, os responsáveis pelos projectos deixaram de comunicar em Outubro do ano passado, e o seu site oficial já nem se encontra disponível.


Apple lança maps melhorados (para os EUA)



A Apple tem investido fortemente no seu serviço de mapas Apple Maps, e agora lança mais uma actualização com melhorias substancias. Muitas cidades dos EUA passam a ter informação referentes aos edifícios, contribuindo para mapas bastante mais detalhados; com mais cidades cobertas pelo Look Around (o Streetview da Apple); possibilidade de se criarem colecções de locais, para agrupar coisas como restaurantes ou outros pontos de interesse para mais fácil gestão e partilha; e criação de múltiplos favoritos para destinos frequentes de navegação.

Por agora as melhorias dos mapas referem-se apenas aos EUA, mas a Apple diz que chegarão à Europa "nos próximos meses".


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)