2020/04/09

MB Way sem comissões durante o coronavirus


Os portugueses vão ter mais uma pequena benesse graças ao coronavirus, com a suspensão da cobrança de comissões pelos bancos nas operações de pagamento feitas através de plataformas digitais.

A suspensão das comissões do MB Way tinha estado a ser discutida mas depois (sem grandes surpresas) não foi avante. Mas agora vai, com a proibição da cobrança de comissões até 30 de Junho, e que afectará não só o MB Way como todos os demais pagamentos feitos via online.

Numa altura em que é pedido o distanciamento social aos portugueses, torna-se mais apetecível que nunca recorrer a métodos de pagamento sem contacto directo entre vendedor e comprador, nem troca de notas ou moedas. Por isso mesmo, o MB Way e demais operações online tornam-se métodos bastante apelativos para uso no dia a dia, onde apenas um pequeno detalhe estraga essa intenção: a cobrança das taxas.

No caso do MB Way, depois de um período em que a sua utilização foi completamente gratuita (para atrair utilizadores) a maioria dos bancos portugueses começaram a cobrar taxas que inviabilizam a sua utilização, mesmo tendo em conta a sua comodidade, especialmente para os pagamentos de baixo valor entre amigos, como quando se divide os custos de uma refeição.

Come esta suspensão da cobrança de comissões, na prática faz com que o MB Way regresse aos tempos iniciais de utilização do serviço. Só é pena que seja uma medida temporária que apenas dure até 30 de Junho.


Actualização: Afinal a suspensão das comissões não é para todos...

11 comentários:

  1. Acabo simular uma transferência e a taxa mantém-se.
    Cpts.
    MC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz à pouco uma transferência e apareceu a comissão na app do mbway, mas no extrato do banco não tem lá nada (ainda)

      Eliminar
    2. Ainda ante-ontem o BPI cobrou tx de transferencia...
      Parece-me mais uma lei que não vai ser aplicada, é só para inglês ver.

      Eliminar
    3. Paulo, se efectuar a operação através da app do BPI Net, escolhendo depois lá dentro o MBWay, não paga taxas. E não é de agora, foi sempre assim ;)

      Eliminar
  2. Eu como fiz só mesmo para testar não avancei cm a transferência, mas apareceu-me o custo de 0,88€ pela mesma.
    Cpts
    MC

    ResponderEliminar
  3. Provavelmente ainda tem de ser publicado em Diário da República e depois disso os bancos têm de implementar. É possível que as taxas continuem por mais uns dias. Pior que as taxas mbway são as taxas por transferências bancárias no homebanking, nunca pensei em 2020 ter de voltar a ir a caixas multibanco para fazer transferências sem taxas.

    ResponderEliminar
  4. Por isso q criei uma conta no AB para esse efeito.

    ResponderEliminar
  5. Update: https://www.publico.pt/2020/04/12/economia/noticia/ja-pedida-suspensao-comissoes-pagamentos-online-1911980

    "a suspensão não é automática, tem de ser requerida junto do prestador de serviços de pagamento, com entrega de documento comprovativo [...] para as pessoas que estejam em situação de isolamento profiláctico ou de doença ou que prestem assistência a filhos ou netos".

    Que fantochada, para isto mais valia não terem feito nada... Acho que este assunto merece um novo artigo Carlos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente... q palhaçada... so mesmo neste cantinho à beira mar plantado... contado ng acredita.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar