2020/04/13

Notícias do dia

Google deixa de apresentar distribuição de Androids na web; IBM vai disponibilizar cursos de COBOL gratuitos; Cloudflare troca reCaptcha da Google por hCaptcha; operadora Nextel oferece dados ilimitados no Brasil durante coronavirus; França exige que Google pague por excertos de notícias; acesso aos dados oficiais em Portugal do Covid-19 só para investigadores e a conta-gotas; Falsisign falsifica o processo de imprimir, assinar e digitalizar PDFs; e Apple e Google preparam sistema de detecção de proximidade para alertar contacto com infectados Covid-19.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um power bank wireless BlitzWolf BW-P10.

Isenção de comissões MB Way durante coronavirus só para alguns



A suspensão do pagamento de comissões para os pagamentos bancários online, incluindo o MB Way, não será aplicado automaticamente a todos os portugueses. Será uma medida excepcional, que terá que ser requerida pelos clientes que estiverem em "situação excepcional" para a contenção da pandemia de Covid-19, nomeadamente: pessoas que estejam em situação de isolamento profiláctico ou de doença, ou que prestem assistência a filhos ou netos.

Para isso terão que contactar o seu banco e entregar documento comprovativo da situação, para poderem evitar as comissões das operações online. E assim se vê o tipo de "solidariedade" que podemos esperar das instituições bancárias, que não só não avançaram com tal medida por sua própria iniciativa (teve que ser à força, via lei), como também aplicaram todas as pressões para que apenas pudesse ser utilizada pelo mínimo de pessoas possível.


Google Phone na Play Store começa a chegar a alguns smartphones não-Pixel


A app Phone da Google, que faz a gestão das chamadas telefónicas, normalmente limitada aos modelos Pixel, começa agora a ficar disponível para outros smartphones na Play Store.

Habitualmente, era algo que obrigava a recorrer a apks modificados, ou fazer root ao smartphone; mas a Google parece estar a facilitar a sua instalação, parecendo ficar dependente apenas da existência de uma biblioteca partilhada "com.google.android.dialer.support" - algo que permite a sua instalação em modelos como os ZenFone, Oppo Find X2 e LG V60, mas não nos Samsung e OnePlus.


LG quer revitalizar smartphones com o "Velvet"



A LG tem tido dificuldade em se manter relevante nos smartphone, praticamente estando em queda desde os tempos em que fez os Nexus 4 e Nexus 5 em parceria com a Google (arrisco-me a dizer que terão sido os melhores Nexus de sempre), e agora tenta uma terapia de choque cancelando toda a sua linha de smartphones e apostando num novo conceito e filosofia que será estrado com o LG Velvet.

A LG quer criar smartphones que sejam capazes de inspirar "paixões" por parte dos consumidores, e para isso começa por abandonar as designações técnicas de modelos, apostando em nomes mais orgânicos e inspiradores. Estes modelos irão privilegiar o design e forma de utilização em vez de se focarem unicamente nas características técnicas.

Vamos ver que tal esta nova fase da LG irá resultar...


Próximos iPhones com design estilo iPad Pro?



Depois do design curvo os rumores apontam para que este ano a Apple regresse aos iPhones com design mais rectilíneo, idênticos ao design utilizado nos iPad Pro, e cujas origens remontam ao iPhone 4.

Outra das novidades que será transposta dos mais recentes iPad Pro será a inclusão de um conjunto de câmaras com LIDAR na parte traseira, reforçando as suas capacidades para realidade aumentada (e outras coisas), mas que deverá ser aplicada apenas nos modelos iPhone Pro. Há também rumores de que o notch alargado estreado no iPhone X poderá ser reduzido ligeiramente.

Por agora, não há indicações de que a Apple pretenda adiar o lançamento dos novos iPhones devido ao coronavirus.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




2 comentários: