2020/04/02

Notícias do dia

Vodafone Portugal diz não ser possível mudar identificador para "ficar em casa"; Cloudflare lança DNS para famílias com anti-malware e bloqueio de conteúdos impróprios (só falta bloquear publicidade); Zoom com novas vulnerabilidades que podem dar acesso a câmara e microfone; UE vai analisar dados de localização de um dos grandes operadores em Portugal; app Amazon Prime Video para iOS escapa ao pagamento de comissões à Apple; e consumidores norte-americanos aproveitam coronavirus para pedir fim dos limites de dados.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um mini-teclado BT dobrável; e ainda te podes habilitar a alguns exemplares do livro Big Data da FCA. É também a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+ que oferece vantagens e passatempos exclusivos mensalmente.

Cloudflare lança VPN Warp beta para Windows e macOS



Depois de se ter estreado nas plataformas mobile, a Cloudflare expande o seu serviço de VPN Warp aos sistemas Windows e macOS. Tal como nestes, o sistema tira partido da maior eficiência do WireGuard e irá estar disponível nas versões Warp (gratuita) e Warp+ (paga), com esta última a oferecer velocidades acrescidas.

O serviço não será uma verdadeira alternativa aos serviços de VPN existentes, que oferecem coisas como a possibilidade de escolher o país de saída que se quer utilizar; mas para quem apenas desejar a componente de ter protecção e privacidade acrescida nas suas comunicações, poderá ser mais que suficiente (esperando-se que daqui por uns anos não se venha a descobrir que afinal a Clouflare pertence à CIA...)


iOS 14 com gestor de passwords Keychain melhorado



A Apple prepara uma remodelação significativa do seu gestor de passwords iCloud Keychain para o iOS 14. A futura versão irá contanvbsr com novas funcionalidades, como alerta para utilização de passwords repetidas, aviso de passwords comprometidas, e suporte para logins com métodos de autenticação 2-factor.

Será mais um serviço que potencialmente irá tornar desnecessária a utilização de gestores de passwords de outras empresas; mas não completamente, já que apenas deverá ficar disponível para quem usar os serviços e equipamentos da Apple.


Gigantes tecnológicos aderem ao MANRS para routing mais seguro na internet



A Amazon, Google, Facebook, Microsoft, Cloudflare, Akamai, Netflix, e outros, aderiram ao grupo MANRS (Mutually Agreed Norms for Routing Security), que pretende tornar as comunicações na internet mais seguras.

A internet é um autêntico labirinto de routers, responsáveis por fazerem chegar os dados de qualquer ponto da internet a qualquer outro ponto; e infelizmente os sistemas utilizados para isso remontam a tempos onde as preocupações de segurança eram bem diferentes das actuais. É por isso relativamente fácil (e já tem acontecido) que um operador possa - por acidente ou intencionalmente - desviar tráfego da internet, manipulando o caminho por onde os dados devam passar.

Com o MANRS, estas empresas querem implementar medidas que impeçam esse tipo de desvios, garantindo que as comunicações continuam a seguir os caminhos que deveriam seguir - e trabalhando em paralelo com outras iniciativas como o BGPSEC.


Facebook faz chegar app do Messenger ao Windows e macOS



Quem não passar sem o Messenger do Facebook já pode recorrer a uma app do Messenger dedicada para Windows e macOS em vez de se limitar a utilizá-lo através do browser ou dos seus dispositivos móveis.

O Facebook refere como destaques: a videoconferência mais confortável num ecrã de maiores dimensões; sincronização das conversas entre todas as plataformas; notificações; modo escuro; etc. E não se pode ignorar que chega numa altura em que milhões de pessoas têm ficado em casa por causa do coronavirus, dando origem a um aumento substancial no uso dos serviços de mensagens e videoconferência.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. A app do messenger já estava disponível na windows store há alguns anos e tem sofrido updates. Contudo, como parece acontecer com tudo no ambiente windows, pelo menos recentemente, por vezes é só exasperante tentar trabalhar com ela.
    Já em linux recomendo o Caprine que aparte das videochamadas, trabalha maravilhosamente

    ResponderEliminar