2020/05/16

Netflix começou a repor qualidade original


Boas notícias para todos os subscritores Netflix, o serviço já deu início ao processo de reposição da qualidade máxima dos streams, que tinha sido limitada durante o período do Covid-19.

Com o Covid-19 a ter obrigado a um aumento do uso da internet devido ao tele-trabalho e aumento substancial das video-conferências, praticamente todos os serviços de streaming de vídeo, por iniciativa própria, optaram por reduzir a qualidade para poupar as redes. No entanto, passados quase dois meses após essa redução, com o mundo lentamente a tentar regressar à normalidade, e com os clientes Netflix (e de outros serviços) a continuarem a pagar as mensalidades habituais sem poderem usufruir da qualidade que seria suposta, começavam a multiplicar-se as "queixas".

Há poucos dias nos próprios abordamos o assunto dizendo que estava na hora da Netflix repor a qualidade dos videos - um sentimento que estava também a fazer-se sentir um pouco por toda a Europa - e felizmente a Netflix parece concordar. A Netflix diz que já começou a repor os streams de qualidade máxima.

A questão é que este processo parece estar a ser feito de forma faseada, e por isso poderá variar de país para país, de operador para operador, e até depender do tipo de equipamento que está a ser utilizado (computador, Smart TV, box, etc.) Também infelizmente, não há forma fácil de saber se já se tem acesso à qualidade máxima ou não, a não ser nos dispositivos que permitam ver o bitrate do stream - uma capacidade que a Netflix removeu em muitas Smart TVs. Por isso, teremos que continuar a confiar nos nossos olhos, para ver a diferença assim que a qualidade máxima ficar novamente disponível.

2 comentários:

  1. Hoje dia 15 de Junho na rede da Meo o meu bitrate dos streams 4k continua nos 7mbps.. Uma total falta de respeito pelos consumidores e aproveitamento por parte da Netflix.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu também continua com 7 mbps, quando antigamente eram mais de 15mbps.

      Eliminar