2020/05/14

Notícias do dia

Epic mostra impressionante demonstração do Unreal Engine 5 a correr na PS5; câmara sem filtro IR do OnePlus 8 Pro tem visão "raios-X"; Chrome beta ganha agrupamento de tabs; MS começa a preparar fim do Windows 10 de 32-bits; Google adiciona reacções estilo iMessage às mensagens RCS; vulnerabilidade Thunderspy deixa aceder a computadores via portas Thunderbolt.

Antes de passarmos às notícias de hoje, participa no passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer um prático adaptador universal de tomada com carregador USB integrado.

Queixas sobre qualidade reduzida da Netflix multiplicam-se pela Europa



Depois de há alguns dias ter desabafado ao dizer que está na hora da Netflix repor a qualidade dos seus streams, descubro que afinal não sou o único a achar isto. Começam também a surgir queixas idênticas de diversos países europeus, que se esperam que sejam ouvidas pela Netflix.

E não, não adiantará à Netflix dizer que o serviço apenas sofreu uma "ligeira" redução de qualidade mas que a resolução continua a ser mantida, quando estamos a ter conteúdos supostamente Full HD com bitrates de 1.5Mbps e supostamente Ultra HD 4K com apenas 7.5Mbps. Fizeram o seu gesto de solidariedade, muito bem, agora está na altura de regressar à normalidade. Os clientes que continuam a pagar pela qualidade total agradecem.

Actualização: A Netflix diz que já começou a repor a qualidade.


Uber vai controlar uso de máscara via app



A Uber quer assegurar que os seus serviços continuam a funcionar da forma mais segura possível nesta fase de receoso regresso à vida "normal" pós-Covid-19, e avança com uma série de medidas, que incluem coisas como a validação que o motorista está a usar máscara, e transporte de passageiros apenas nos bancos de trás. A lotação máxima também fica limitada, a duas pessoas para os UberX, UberGreen, UberComfort e UberBlack; e quatro pessoas para o UberXL.

O UberEats também passa a contar com protocolo de segurança adicional, sendo solicitado aos parceiros de entrega que confirmem que tomaram certas medidas de segurança, como o uso de uma máscara, a desinfecção da mochila, o respeito de medidas de distanciamento social, etc. Implementação de medidas para permitir a entrega sem contacto entre todas as partes: funcionários do restaurante, parceiros de entrega e utilizadores. Nos restaurantes foi pedida a criação de uma zona dedicada para as entregas para reduzir contactos, e os clientes podem também seleccionar a opção de entrega "Deixar à Porta" para os minimizar.


EUA prolongam bloqueio à Huawei por mais um ano



A meio ano das próximas eleições presidenciais nos EUA, Trump prolongou por mais um ano a ordem de bloqueio à Huawei, impedindo que os seus produtos sejam utilizados nas redes de telecomunicações norte-americanas, e também em sentido contrário, impedindo que tenham acesso a tecnologia norte-americana: impedindo que os seus smartphones possam ser fornecidos com acesso à Play Store e apps do Google.

Com o impacto do Covid-19 ainda não será possível avaliar "correctamente" o impacto que a falta das apps da Google teve nas vendas de smartphones Huawei no ocidente, mas o facto de chegar ao ponto de relançar o Huawei P30 Pro (que ainda tem acesso às apps) na Alemanha já pode demonstrar que as coisas não andam bem.


"Pai" das câmaras dos Pixel abandona a Google



A equipa de desenvolvimento dos Pixel na Google parece estar a atravessar um período tumultuoso, agora somando mais uma baixa de peso. Marc Levoy foi a pessoa responsável pela criação das principais coisas que deram fama aos Pixel, como o HDR+, modo retrato e Night Sight, também abandonou a Google, seguindo-se à saída do director geral o ano passado.

Significa isto que os futuros Pixel irão ter mais dificuldade em se distinguir da concorrência no sector que até aqui tinha sido o seu maior trunfo: as câmaras. Por outro lado, pode ser que também faça a Google reconsiderar toda a sua estratégia de aposta nos Pixel, e talvez os possa fazer reconsider o regresso dos Nexus, principalmente em termos de nos trazer modelos como os Nexus 4 e Nexus 5, quer eram modelos "de topo" a preço irresistível.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

2 comentários:

  1. Netflix começou hoje a aumentar a qualidade dos seus streams.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui o bit rate do stream 4k continua nos 7.5mbps

      Eliminar