2020/06/25

WD lança discos NAS Red Plus sem SMR


Procurando escapar à polémica dos discos NAS com SMR, a WD anuncia a criação de uma nova gama de discos WD Red para NAS que mantém a tecnologia esperada, os WD Red Plus.

A WD enfrentou a ira dos fãs e clientes que se depararam com discos WD Red para NAS que, sem qualquer indicação, passaram a utilizar a tecnologia SMR de pistas sobrepostas, mas que tem alguns efeitos secundários bastante adversos nalguns cenários. Por exemplo, no "rebuild" de um array ZFS (no FreeNAS / TrueNAS), um processo que demoraria entre 900 e 1000 minutos num disco CMR convencional passa a demorar mais de 13700 (!) minutos num disco SMR.



Em vez de tentar explicar porque motivo optou por uma táctica tão desonesta, de fazer essa alteração sem qualquer informação visível para os consumidores - nem tão pouco a acompanhar por uma redução do custo dos discos, a WD tenta esquivar-se a toda a polémica mantendo os WD Red com SMR, mas agora separando os WD Red convencionais (CMR) com uma nova designação: WD Red Plus - e mantendo também os WD Red Pro para os NAS de maior capacidade ou utilização mais intensiva.


Embora isto venha complicar a gama, pois continuarão a existir discos CMR na linha WD Red (nos discos de 1TB ou inferior, ou nos de 8TB ou superior), o mais simples para quem procura discos WD para NAS será manter-se nos discos WD Red Plus ou Red Pro.

3 comentários:

  1. Que confusão de designação... o mais simples é mesmo comprar na concorrência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os WD Red são bons discos, tenho vários sem problemas, e o processo da WD de RMA também é bom.

      Eliminar