2020/07/03

Notícias do dia

MS sob fortes críticas após forçar instalação do Edge em actualização do Windows; JioMeet copia Zoom descaradamente e oferece videoconferências ilimitadas gratuitas; nas promoções temos uma selecção de smartwatches BlitzWolf com preços a começar nos 15 euros e um tablet Chuwi UBook com Windows 10 e teclado por €267; MS começa a testar novo Start Menu no Windows 10; e 123456 continua a ser a password mais popular.

Antes de passarmos às notícias, temos novo gadget da semana para oferecer: uma pen USB Kingstick de 64GB.

Facebook tem pouco a perder com boicote à publicidade



Dezenas de grandes empresas e corporações têm aderido ao boicote à publicidade no Facebook durante o mês de Julho, mas o impacto real pode ser muito mais reduzido do que se pensa. É que, à semelhança do tipo de boicotes que por cá já se tentaram fazer a gasolineiras, do estilo "esta semana ninguém abastece na Galp / BP / Repsol / etc.", apenas causa um pequeno entrave temporário que rapidamente fica esquecido e regressa ao normal logo de seguida.

Aliás, informações internas do FB já indicaram que esta decisão não terá impacto significativo em termos monetários, com a preocupação a focar-se na gestão da sua imagem pública e reputação. Por muito que se critique o Facebook e as suas práticas, continua a ser uma plataforma irresistível para todas as ditas empresas que estão a boicotar a publicidade, e que estarão ansiosas por voltar a atirar os seus milhões e tirar o máximo partido de toda a informação que o FB acumula sobre os utilizadores para garantir que a publicidade chega a quem deva chegar.


Lidl com postos de carregamento eléctricos



Os possuidores de automóveis eléctricos vão poder aproveitar as idas ao Lidl para carregar os seus veículos.

No âmbito das políticas de sustentabilidade que tem vindo a implementar, as lojas Lidl vão instalar, até Fevereiro de 2021, uma rede de mais 38 postos de carregamento para carros eléctricos, permitindo aos utilizadores viajarem de Norte a Sul do país e garantindo a autonomia necessária entre todos os postos de carregamento.

Estes carregadores multi-standard e de carregamento rápido possibilitarão uma recarga de 80% da bateria em apenas 30 minutos, o que permitirá um abastecimento durante uma ida regular às compras. Estes postos de carregamento serão instalados em todas as novas lojas e remodelações feitas às lojas existentes.


BMW vai insistindo na subscrição de funcionalidades automóveis



Com as marcas automóveis a serem forçadas a investir cada vez mais na parte tecnológica e no software, com a capacidade de actualização remota dos seus carros chega também a tentação de seguirem a fórmula das compras in-app e subscrições que têm proliferado nas apps Android e iOS. A BMW é uma das marcas que parece estar a levar isso ao extremo, começando a oferecer demonstração de funcionalidades como bancos aquecidos ou faróis direccionais, que o condutor poderá usar durante um período de tempo... mas depois ficando sujeito ao pagamento de uma mensalidade pelas opções escolhidas.

Por muito ridículo que possa parecer, o maior problema é se a táctica funcionar e os consumidores aceitarem este tipo de oferta. Quanto a mim, traço o limite de poder pagar uma subscrição pela conectividade do veículo... mas não mais que isso.


Lixo electrónico atingiu máximos históricos em 2019



Relembrando a necessidade dos fabricantes (e consumidores) repensarem a necessidade de trocar de equipamentos com bastante frequência - como trocar de smartphone todos os anos - temos o outro lado da questão: em 2019 atingiram-se novos máximos em termos de lixo electrónico.

Veremos se a actual tendência de manter os smartphones por mais tempo, quer por terem hardware cada vez mais capaz de se aguentar por vários anos, quer por os novos topo de gama terem preços cada vez mais exorbitantes, consegue fazer algo para reduzir o desperdício. Mas, seria também simpático se os fabricantes mostrassem o seu empenho nesta área passando a garantir actualizações durante um período mais prolongado de tempo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)