2020/08/12

Notícias do dia

A nova Xbox Series X chega em Novembro mas ainda não se sabe o preço; Xiaomi revela Mi 10 Ultra e uma inesperada TV OLED transparente; Google resolve trabalhos de casa via Google Lens; TikTok usou método escondido para obter MAC dos smartphones; e Austrália vai exigir que Google e Facebook paguem por notícias.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo gadget da semana que vos pode valer uma Redmi Band da Xiaomi.

Windows 10 ganha histórico no copy-paste em novo painel



Não sendo ainda um gestor de copy-paste tão completo quanto os que existem no mercado, o Windows 10 passa a contar com um histórico da área de transferência que facilita o acesso aos últimos elementos copiados / colados integrado num novo painel de introdução de conteúdos.

No Windows 10 Build 20185, a MS adicionou um novo painel que facilita o acesso a coisas como emojis, GIFs animados e outros elementos, e onde se encontra também uma secção dedicada ao histórico das últimas 25 coisas de que se fez "copy". Se por um lado é uma alteração positiva, por outro lado não se esqueçam de lá ir fazer a limpeza do histórico caso tenham feito algum copy-paste de uma password, pois um simples "copy" de outra coisa já não será suficiente para a fazer desaparecer da área de transferência (e esperemos que a MS não se tenha esquecido de salvaguardar o acesso de apps potencialmente maliciosas a este histórico).


Serviço xCloud beta já disponível nos Android



Quem quiser experimentar o serviço de streaming de jogos xCloud da Microsoft, que chega a Portugal a 15 de Setembro, já o pode fazer com o início da fase open beta para Android através da app Xbox Game Pass.

Embora o serviço prometa vir a dar acesso a centenas de jogos, nesta fase conta com uma selecção mais reduzida com cerca de 30 jogos. Mas que já serão suficientes para avaliar que tal é correr jogos Xbox e PC no smartphone. Só não se esqueçam que, mesmo sendo uma fase de testes beta, o xCloud continua a só estar disponível para subscritores do Xbox Game Pass Ultimate.


Boeing 747-400 ainda recebe actualizações via disquete de 3.5"



A maioria das pessoas já nem se recordará da última vez que utilizou uma disquete, mas isso continua a ser uma exigência regular para o Boeing 747-400, que continua a receber actualizações críticas via disquetes de 3.5" que têm que ser feitas regulamente.

Estas actualizações referem-se a dados de navegações, contendo informação sobre aeroportos, pistas de aterragem, rotas aéreas, e têm que ser feitas obrigatoriamente a cada 28 dias - o que faz com que todos estes Boeings tenham que receberem uma visita mensal para actualização, de alguém que faz uma viagem ao passado enquanto aguarda a transferência de uma série de disquetes para o avião.


Twitter implementa limitação de resposta a tweets



O Twitter tem demorado imenso a lançar ferramentas que permitam lidar com os muitos abusos que continuam a acontecer diariamente na sua plataforma, mas finalmente lança uma ferramenta que será bem apreciada por quem quer evitar lidar com seguidores abusivos: a possibilidade de restringir quem pode responder a cada tweet.

Para cada tweet o utilizador poderá especificar se quer deixar as respostas abertas para todos, apenas para as pessoas que esse utilizador segue, ou apenas para determinadas pessoas específicas que sejam mencionadas no tweet.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

5 comentários:

  1. O histórico do copy-paste já existe no Windows 10 desde Outubro de 2018:

    https://www.windowscentral.com/how-use-new-clipboard-windows-10-october-2018-update

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. continua a não ser grande coisa :P

      Eliminar
    2. Na verdade até é mais velho, veio no March Update do ano passado.

      Eliminar
    3. Agora está no novo painel. Já clarifiquei no post.

      Eliminar