2020/08/06

Notícias do dia

Ajustar limpa-pára-brisas num Tesla deu multa na Alemanha; Sansung promete actualizações até ao Android 13 para o Galaxy Note 20; iPhone 12 vai ter alinhamento magnético para carregamento wireless mais eficiente; análise ao powerbank wireless Aukey PB-WL02; Apple mostra filme gravado no iPhone em modo vertical por Damien Chazelle; e OnePlus desaponta utilizadores com serviços do Facebook no OxygenOS que não se podem desinstalar.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo gadget da semana que vos pode valer uma estação meteorológica YUIHome; e sendo início do mês, é também a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+ que te dá acesso a ofertas exclusivas.

Google termina vendas do Pixel 4 e 4 XL



Numa medida inesperada, a Google deu por terminadas as vendas dos Pixel 4 e 4 XL, poucos dias após a apresentação do Pixel 4a e sem que ainda haja data oficial para a chegada do Pixel 5 (que é esperado para Outubro). Isto faz com que os Pixel 4 e 4 XL sejam os Pixel com menor duração no mercado, nem sequer tendo aguentado um ano. Foram lançados em Outubro de 2019 e deixam de estar disponíveis em Agosto de 2020.

É uma situação estranha, mas que poderá ser explicado pelo facto dos Pixel se terem vendido acima das expectativas, esgotando os stocks e agora deixando a Google na ingrata posição de ter que reactivar a produção de mais um lote numa altura em que se aproxima a nova geração. Dito isto, nas gerações anteriores a Google manteve a comercialização dos Pixel anteriores durante mais meio ano após o lançamento da geração seguinte, e esperar-se-ia que desta vez fizesse o mesmo.


Canon alvo de ransomware


Depois da Garmin, é agora a vez da Canon ser alvo de um ataque de ransomware, que aparentemente terá limpo os 10GB de espaço na cloud que a empresa oferecia aos utilizadores.

Já tínhamos dito, enquanto houver empresas a pagar resgates de vários milhões para recuperarem os seus dados, este tipo de ataques tornar-se-á cada vez mais apetecível. É de esperar que ao longo dos próximos meses se assista a um aumento do número de casos de ransomware direccionados para as grandes empresas e entidades, com especial destaque para aquelas que tenham mais a perder em termos de serviços que fiquem indisponíveis para os clientes, ou potencialmente levem à perda de dados.


Chrome prepara notificações para chatear utilizadores que parem de o usar



Parece que a Google está a começar a ficar preocupada com a taxa de abandono do Chrome, ao ponto de considerar recorrer à técnica "desesperada" de apresentar notificações a incentivar os utilizadores a regressarem ao Chrome no caso de não o utilizarem durante algum tempo.

É o tipo de táctica que não surpreenderia se nos chegasse da Microsoft, que ainda recentemente voltou a tentar impingir o Edge aos utilizadores; mas que não seria de esperar que fosse utilizada pela Google. Talvez seja sinal que a MS está a ter sucesso a "impingir" o Edge e a Google está a ficar preocupada por ver um browser baseado no Chrome a poder por em risco o próprio Chrome.

... Talvez fosse mais eficiente focarem-se em resolver os problemas de utilização de memória, etc. do Chrome, como forma de manter os utilizadores satisfeitos e sem vontade de experimentarem alternativas. ;P


Tesla começa a fazer serviço de wrap na China



Ter um Tesla com cores mais originais vai ser mais fácil, com o lançamento de um serviço de "wrap" da própria Tesla, que permite envolver o carro com vinil das mais diversas cores e acabamentos - uma técnica que tem sido muito usada pelos fãs da personalização dos carros (não só nos Tesla), ou meramente usado para proteger e pintura, usando película transparente.

A diferença é que em vez de recorrer a terceiros, é a própria Tesla que está a fornecer o serviço, o que poderá dar maior confiança aos clientes ou, pelo menos, fazer com que mais pessoas considerem essa opção. Por enquanto o serviço está apenas disponível na China, mas é de esperar que se expanda ao resto do mundo, e que a criação de películas pré-cortadas por medida torne esta proposta bastante mais económica do que os wraps feitos "à mão".


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)