2020/09/04

Notícias do dia

Testes de gravidez digitais usam tira tradicional no interior; Apple adia anti-tracking do iOS 14 para 2021; Microsoft cria detector de deepfakes; nas promoções temos o tablet Teclast P20HD 4G por apenas 101 euros; e ainda o rescaldo da Viagem Tesla Porto-Loulé sem paragens para recarregamentos.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças de participar no nosso passatempo gadget da semana que te pode valer uma luz nocturna BlitzWolf BW-LT10. Sendo início do mês, é também uma excelente altura para aderires ao nosso Clube AadM+.

Só iPhone 12 Pro Max deverá ter 5G mmWave



Enquanto se vai aguardando que a Apple confirme oficialmente a data do evento, os rumores sobre os novos iPhone 12 continuam a chegar. Agora, é dito que apenas um dos quatro novos iPhones 12, o iPhone 12 Pro Max, irá contar com suporte para as frequências 5G mmWave - e apenas nalguns países. Aparentemente as antenas adicionais necessárias para o mmWave inviabilizam a sua adopção, por agora, nos iPhones mais pequenos.

As frequências mmWave 5G situam-se entre os 24 GHz e 39 GHz e prometem velocidades de 1Gbps e superiores. No entanto têm como principal ponto contra o facto de só funcionarem a distâncias muito mais reduzidas e necessitarem de ter caminho livre de obstruções entre a antena e o smartphone. Motivo pelo qual a sua adopção tem sido bastante reduzida (ou nula) por parte dos operadores de telecomunicações na Europa. Algo que também explica porque motivo a Apple só irá disponibilizar estes iPhone 12 Pro Max com mmWave nos EUA, Coreia do Sul, e Japão.


SpaceX faz novo "salto" com Starship SN6


Depois do primeiro "hop" bem sucedido com um protótipo (SN5) do futuro Starship, a SpaceX volta a repetir a proeza com um novo protótipo SN6. Visualmente não há grandes diferenças, mas este novo modelo já deverá estar melhor preparado para lhe serem aplicados motores adicionais e se aventurar em voos literalmente mais altos.




SpaceX lança novo lote de satélites Starlink


A este ritmo já quase deixa de ser notícia, mas pronto: temos novo lote de satélites Starlink lançados com sucesso, aproximando-se dos 800 satélites em órbita que Elon Musk tinha indicado inicialmente como sendo os necessários para ficar com a rede em estado operacional.

Os responsáveis da SpaceX dizem que com este lançamento deverão conseguir garantir velocidades para o solo de 100Mbps, e que também já testaram a ligação laser entre satélites em órbita, que permitirá transferir eficientemente centenas de gigabytes de dados de um satélite para o outro sem necessidade de depender das ligações no solo.




Smartwatch Honor GS Pro promete autonomia para 25 dias


A Honor apresentou novos modelos de smartwatches, dos quais se destaca o novo GS Pro. Com design de relógio desportivo, conta com um ecrã AMOLED de 1.39", certificação de resistência MIL 810G, leitura contínua de frequência cardíaca, leitura de níveis SpO2, GPS e a já costumeira capacidade de fazer tracking de múltiplas actividades e de análise do sono.

A parte mais interessante será talvez o anúncio de que, em modo de funcionamento normal, este smartwatch deverá aguentar-se durante 25 dias sem necessidade de recarregamento. Embora se se recorrer ao modo de análise de treino esse valor desça para as 100 horas, e com tracking GPS activado se reduza ainda mais para as 48 horas. Ainda assim, são valores que parecem superar amplamente a concorrência, pelo que se terá que esperar para ver que tipo de "batota" estarão a fazer para atingirem esta autonomia.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. O 5G mmWave está com aspecto de se confinar a centros de congressos e pouco mais.
    "Vejam a velocidade do nosso 5G!" (mmWave)
    E depois não há equipamentos com modem mmWave.

    ResponderEliminar