2020/09/07

Teste de gravidez digital corre Doom


Há alguns dias falamos da situação absurda dos testes de gravidez digitais descartáveis usarem tecnologia complexa que se limita a ler a tira de um teste de gravidez convencional escondido no seu interior - e agora temos a demonstração de que têm hardware capaz de correr o jogo Doom.

Para demonstrar ao ponto a que chegamos, e de que não é mentira quando se diz que o micro-processador existente no interior de algo tão banal quanto um teste de gravidez é mais potente que os computadores que nos levaram à Lua, eis que temos uma eficaz demonstração, com o Doom a correr no micro-processador de um desses testes de gravidez.



Inicialmente, tinha sido mostrado o Doom a correr no hardware do teste de gravidez mas era apenas um vídeo. Desta vez temos mesmo o Doom a funcionar efectivamente, reagindo às teclas de um teclado externo, apenas com a limitação de se estar a usar um ecrã minúsculo e monocromático, o que obriga a apresentar as imagens com dithering para simular os gradientes.

Portanto, quem usa um teste de gravidez digital descartável, está literalmente a atirar para o lixo um computador capaz de correr Doom, e que é usado apenas para lhe apresentar num ecrã aquilo que podia ver com os seus próprios olhos numa tira de papel dos teste gravidez, de alguns cêntimos.


Actualização: afinal o Doom não estava a correr efectivamente no micro-controlador do dispositivo, mas apenas a usá-lo como ecrã.

Actualização 2: Agora sem batotas, temos o Doom a correr numa lâmpada ZigBee da IKEA.

2 comentários:

  1. Não me digas que vou ter de comprar um testes desses para a minha colecção de consolas :p

    ResponderEliminar
  2. Ter em atenção que o processador e o display foram substituidos... Basicamente a caixa é que se mantêm.

    ResponderEliminar