2020/11/07

NASA volta a comunicar com a Voyager 2

A NASA recuperou as comunicações com a distante sonda Voyager 2, após melhorias feitas à antena Deep Space Station 43 na Austrália.

A estação Deep Space Station 43 é a única que tem capacidade para comunicar com a Voyager 2 lançada há mais de 40 anos, e essas comunicações tinham ficado suspensas desde que a antena deu início a trabalhos de reparação e melhoramentos em Março. Agora, renovada e com um novo transmissor que subsitui um que se encontrava em funcionamento há 47 anos, a DSS43 celebrou esta nova etapa com uma comunicação bem sucedida com a Voyager 2.

Neste momento a Voyager 2 encontra-se no espaço inter-estelar, a mais de 13.5 mil milhões de quilómetros da Terra (para referência, Plutão fica a uma distância média de cerca de 6 mil milhões de quilómetros do Sol); mas os melhoramentos feitos a esta antena não serão dedicados exclusicamente às sondas Voyager. a DSS43 faz parte da rede mundial Deep Space Network que garante as comunicações espaciais, e que terá importância fundamental para o aumento do número de missões previstas para os próximos anos, incluido o regresso à Lua agendado para 2024, e também para o novo rover Perseverance que chegará a Marte em Fevereiro de 2021.

Capacidades que ficam bem aquém da futura rede 4G que a Nokia deverá instalar na Lua... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)