2021/01/11

Linus Torvalds acusa Intel da falta de RAM ECC nos PCs normais

Já se interrogaram porque motivo a RAM ECC tem estado reservada para os servidores e não pode ser usada nos computadores domésticos? Segundo Linus Torvalds, podemos agradecer à Intel por penalizar os consumidores.

Linus Torvalds é conhecido por não ter grandes preocupações na forma como diz aquilo que pensa, no passado já tendo chamado lixo aos patches da Intel para mitigar o Meltdown, e agora volta a fazê-lo a propósito da falta de suporte da memória RAM com ECC nos computadores domésticos.

Todos os computados necessitam de memória RAM para trabalhar, e actualmente é comum vermos PCs com 8GB, 16GB ou até 32GB de RAM. O problema é que não só o aumento da RAM aumenta a probabilidade de um desses bits poder ser alterado - acidentalmente, por via de interferências ou até de raios cósmicos; ou propositadamente devido a ataques estilo Rowhammer - como a ausência do suporte para memórias ECC impede que esses erros possam ser detectados e corrigidos.

Nas motherboards para servidores é comum utilizar-se RAM ECC, esta RAM conta com capacidade para corrigir erros de 1 bit, e detectar erros de 2 bits; e graças a isso é possível ter muito maior estabilidade em termos de funcionamento de um sistema, resistindo a um bit que seja alterado; ou pelo menos detectando quando existe alguma situação anómala e impedindo que um programa possa prosseguir e potencialmente corromper dados. O problema é que a Intel propositadamente removeu a capacidade de usar memória ECC das motherboards e CPUs destinados aos consumidores, dizendo que era para poupar energia e por causa dos custos - coisa que Linus diz ser uma treta. E a demonstrá-lo está o facto dos fabricantes de memórias RAM começarem a usar RAM ECC internamente, como forma de evitarem ataques estilo Rowhammer.

... Da forma que as coisas estão a andar, se calhar já não será preciso culpar a Intel por muito mais tempo, pois arrisca-se a tornar-se irrelevante daqui por mais alguns anos!

2 comentários:

  1. Não é mentira, eles sempre limitaram o uso a hardware profissional, a AMD deixa usar ECC em qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  2. Apreni algo novo aqui hoje. Obrigao AAM

    ResponderEliminar