2021/01/19

Notícias do dia

Google falha ao prometido na informação de privacidade na App Store; Tesla mostra processo de produção automático das baterias 4680; DuckDuckGo supera 100M de pesquisas diárias; Elon Musk pondera valorizar opção FSD nas retomas dos Teslas; Alrendo TS Bravo alicia consumidores europeus com moto eléctrica de 10 mil euros; e ainda a manipulação pelas redes sociais.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer uma coluna BT Anker Soundcore Mini.

Qualcom lança Snapdragon 870 5G de 3.2 GHz

A Qualcomm resolveu "espremer" um pouco mais o seu Snapdragon 865+ e dar-lhe um novo nome. Em vez de 865++ o resultado é este Snapdragon 870, cuja principal diferença é o de acelerar o núcleo principal Cortex-A77 dos 3.1 GHz para os 3.2 GHz, fazendo dele o SoC mobile a funcionar à mais elevada frequência até ao momento.

Na prática, a Qualcomm está simplesmente a seleccionar os chips que conseguem suportar este overclock de forma estável (que por esta altura já deverão ser bastantes, considerando há quanto tempo o 865 está a ser produzido e a sua produção melhorada) e a chamá-los 870. E nem sequer o 5G serve para disfarçar, pois continua a estar dependente de um modem 5G externo, tal como acontecia nos 865. Falta agora saber que melhoria efectiva se terá com este ligeiro overclock, e se se justifica face ao 888 que trabalha a 2.84 GHz mas conta com um núcleo X1 mais avançado.


Peugeot e Fiat unem-se e criam Stellantis

Os fabricantes automóveis continuam a agrupar-se em mega-aglomerados, e depois do grupo Renault-Nissan-Mitsubishi, é agora a vez da Fiat-Chrysler se juntar ao grupo PSA (que já integrava as marcas Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall) para criar o grupo Stellantis.

Esta união vai agrupar um total de 14 marcas distintas, incluindo marcas como a Jeep, Alfa Romeo, Maserati, mas não resultará em diferenças visíveis para os consumidores, já que os veículos continuarão a ser produzidos e comercializados sob a respectiva marca, tal como já acontecia até aqui. Mas, a nível corporativo, isto permite que o Stellantis se torne no 4º maior grupo mundial em termos de volume de produção, com 8 milhões de veículos produzidos em 2019, e representando 9% do mercado global de automóveis. Nas três primeiras posições fica o grupo VW, a Renault-Nissan-Mitsubishi e a Toyota.


Falta de chips leva a aumento dos preços

Vários fabricantes de chips dizem ser incapazes de produzir em volume suficiente para as encomendas. O aumento das vendas dos mais variados produtos, dos smartphones 5G aos automóveis, a par do aumento da venda de portáteis por conta do ano de Covid-19 que obrigou a recorrer ao tele-trabalho, resultarem numa combinação de factores que estão a revelar-se problemáticas para o sector, e em resultado disso podemos esperar atrasos na produção e preços mais elevados.

Este é um problema que já se tem feito sentir também em áreas mais próximas dos utilizadores de PCs, com a recente geração de placas RTX 3080 da Nvidia a ser extremamente difícil de encontrar; e durante a fase do Natal, a dificuldade em encontrar consolas das novas gerações, que fizeram surgir todo o tipo de ofertas a preços exagerados por parte de quem as tinha.


Biden prepara tomada de posse "à distância"

Nos EUA prepara-se a mudança de presidente, passando de Trump para Biden, e o tradicional discurso da tomada de posse torna-se num evento de alto-risco após a invasão do Capitólio no início do mês, por apoiantes de Trump que se recusam a admitir a derrota nas eleições. Por conta disso e também da vaga de Covid-19 que desaconselheria ajuntamentos públicos, o evento apostará essencialmente na cobertura via TV e streaming, e contando até com um filtro específico no Snapchat que transportará digitalmente cada utilizador para a frente do Capitólio.

Agora resta aguardar para ver o que esta administração nos EUA irá fazer, assumindo-se desde já que os primeiros meses sejam dedicados a "limpar a casa" e a lidar com muitos dos assuntos pendentes deixados / criados por Trump.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)