2021/01/20

Notícias do dia

Chrome 88 reforça segurança das passwords mas diz adeus ao Flash e FTP; como esconder a casa no Google Street View; Honor prepara smartphones com apps Google após separação da Huawei; Tasker ganha bloqueio de chamadas indesejadas; GRID transforma peças de iPhones em quadros para exposição; novas baterias de lítio prometem autonomia de 400 km com 10 minutos de carregamento.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer uma coluna BT Anker Soundcore Mini.

Portugal no topo da tabela Covid-19

Apesar de já se ter dado início ao processo de vacinação, o cenário de Covid-19 alastra-se para níveis preocupantes que ultrapassam todas as expectativas, e fazendo com que Portugal passe a ser o país do mundo com mais novos casos por milhão de habitantes segundo os dados compilados pela Our Wold in Data- uma posição de liderança que bem podíamos dispensar.

Isto sem ainda ter em conta os números de hoje, que marcam novos máximos recorde, com quase 15 mil novos casos diários e quase 300 mortes.

Muitos profissionais de saúde alertam que os hospitais já estão em ruptura, incapazes de fazer face à afluência; e o mais grave é que os especialistas alertam para que, mesmo que se entrasse em confinamento severo hoje mesmo, com encerramento de escolas e empresas, seriam necessárias duas ou três semanas para se começarem a ver os efeitos - pelo que as coisas previsivelmente continuarão a piorar. O pior cenário possível depois de se ter criado a ideia de que, com a chegada das vacinas, tudo estaria "resolvido".


Android 12 prepara modo de rede restrito

A Google está a trabalhar num modo de rede restrito para o Android 12, que permitirá restringir o acesso à rede / internet apenas para apps que tenham a permissão de acesso restrito, e que estará limitada às apps de sistema e pré-instaladas pelo fabricante.

Isto permitirá ter um novo modo que permite que o smartphone continue a ter acesso à internet mas bloqueie os dados para todas as apps instaladas pelo utilizador - o que pode ser útil para ajudar a evitar consumos de dados indesejados - mas poderá também servir de base para um novo sistema que permita bloquear o acesso aos dados app por app (embora isto seja algo que alguns fabricantes já implementaram por si nos seus smartphones), em estilo de opção mais agressiva que o modo Data Saver de poupança de dados que restringe as comunicações das apps em segundo plano.


Nvidia Shield TV ganha suporte para gamepads PS5 e Xbox Series X/S

Embora seja possível utilizar gamepads com a Shield TV da Nvidia há muito, com a mais recente actualização 8.2.2 passa a ter suporte oficial para os gamepads da mais recente geração de consolas: a Sony PS5 e as Xbox Series X/S.

Será uma excelente notícia para quem tiver uma destas consolas e desejar jogar alguns jogos na Shield TV; ou, pelo lado inverso, poder ajudar a decidir a favor da Shield TV no caso de estarem indecisos entre diversas boxes Android.


Bugs no Dnsmasq deixam milhões em risco

Investigadores revelaram um conjunto de vulnerabilidades no Dnsmasq a que chamaram Dnspooq, e que deixa milhões de equipamentos em risco. O Dnsmasq é um software de DNS open-source bastante utilizado em equipamentos Internet of Things, e devido a estas vulnerabilidades, podem ser alvo de ataques de DNS spoofing (entre outros) que podem redireccionar os utilizadores para sites falsos apesar de pensarem estar a aceder aos sites legítimos.

Mais um caso que relembra a necessidade imprescindível de garantir (obrigar?) que os dispositivos IoT contem com um plano que garanta actualizações de segurança para mitigar este tipo de cenários. Estão a imaginar o que seria terem que trocar as ditas lâmpadas "inteligentes" de casa ao fim de um ou dois anos (ou o frigorífico, ou a Smart TV) por se terem tornado um risco crítico de segurança e não existirem actualizações para lidar com o problema?


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)