2021/01/10

Parler expulso da Amazon Web Services

Depois da Play Store e da App Store, a app Parler perde o acesso aos Amazon Web Services, deixando de funcionar em qualquer plataforma.

A Google foi a primeira a remover a app Parler da Play Store, logo seguida pela Apple que fez o mesmo na App Store, mas os problemas para a app que se apresenta como a plataforma para a liberdade de expressão que acusa de não existir nos demais serviços tecnológicos, enfrenta agora a expulsão dos Amazon Web Services (AWS) dos quais dependia para o seu funcionamento.

Quer isto dizer que o serviço deixará de funcionar, independentemente da plataforma em que for utilizado, mesmo que os interessados fizessem a instalação manualmente (no caso dos Android) por fora da store - até que transfiram o serviço para uma plataforma alternativa à AWS que esteja disposta a aceitá-lo.

A Amazon apresentou uma centena de publicações feitas no serviço nas últimas semanas, que incitam à violência, ameaças directas contra indivíduos, golpe de estado, e insurreição; e dizendo que a plataforma nada fez para moderar essas publicações ilegais apesar de repetidos avisos. Mas, do lado do Parler, esta expulsão é apresentada como sendo mais uma tentativa dos gigantes tecnológicos silenciarem as vozes conservadoras.

Entretanto, a suspensão de Trump no Twitter levanta algumas preocupações, por ter automaticamente feito desaparecer todo o registo histórico de referências feitas aos seus tweets.


Actualização: Os serviços de email, SMS e os seus próprios advogados também abandonaram o Parler.

6 comentários:

  1. A 3ª Guerra Mundial está a começar!!....e vai ser travada na NET!!!

    ResponderEliminar
  2. Desenvolve lá isso, por favor.

    ResponderEliminar
  3. Em democracia, o paradoxo base é:
    Não se pode tolerar os intolerantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quero provocar, mas sempre achei essa frase muito generica que que permite as pessoas justificar as mais diversas ações.

      Acho para combater as intolerancia deve ser debatida, bloqueio de redes sociais alternativas por inteiro, é pessimo, porque:
      - nem todas as pessoas usar um determina rede tem de ser necessáriamente uma pessima pessoa/extermista/etc, usam por as mais diversas razões
      - faz que alguma pessoas saltem para outras redes e com poucas opiniões devergentes e alguma acabam por tornar mais extremistas

      Existe tambem a situação em twitter/facebook/etc tem os mesmos problemas mesmo com moderação e está-se a normalizar a eliminar a concorrência e nem dá-se hipotese de melhorar enquanto estas redes deixar passar varias situções pessimas até haver barulho para ele resolverem.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar