2021/03/19

Notícias do dia

Os falhanços do Autopilot FSD da Tesla; robots LoadRunner da Fraunhofer usam colisões para largarem a carga rapidamente; Oppo Find X3 Pro recebe VRR de 1Hz a 120Hz; nas promoções temos um módulo de tomada BlitzWolf BW-SHP6 Pro a €9, e um bloco de tomadas vertical Hovnee com USB a €28; óculos da Apple com eye tracking e reconhecimento da íris; e Twitter acusado de deixar esconder dados nas imagens.

Antes de passarmos às notícias, não te esqueças do novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um anel de luz LED. Participa e partilha.

Apple avisa apps chinesas para não contornarem restrições do tracking

A Apple quer pôr um travão ao sistema de tracking alternativo que as empresas chinesas estão a criar para o iOS (o CAID), para servir de substituto ao IDFA da Apple, que em breve poderá ficar inacessível às apps a não ser que os utilizadores dêem o seu consentimento expresso, app por app. E para isso, já está a ameaçar várias apps para que deixem de recolher informação que permite identificar um iPhone, sob pena de serem expulsas da App Store.

Por louvável que seja quererem defender a privacidade dos utilizadores, não deixará de ser mais um argumento de como a Apple domina a App Store como quer e bem lhe apetece, impedindo que estas empresa chinesas façam aquilo que outras como a Google o Facebook continuarão a fazer, já que continuarão a ter acesso a toda uma panóplia de formas de tracking de tudo o que os utilizadores fazem nas suas próprias apps, onde os utilizadores passam grande parte do tempo.


Smartwatch da OnePlus

Mantendo a tradição de que nada é apresentado sem que antes tenha direito a um leak, eis que já ficamos a conhecer o aspecto do primeiro smartwatch da OnePlus, que deverá ter apresentação oficial a par dos novos OnePlus 9 na próxima semana.

Com um aspecto circular, a OnePlus refere a utilização de materiais "nunca antes usados num relógio", e podemos ver algumas opções bem vindas, como a utilização de braceletes standard. Por outro lado, parece já estar confirmado que este smartwatch não irá utilizar Wear OS, o que poderá ser uma desilusão para quem esperava ter maior versatilidade no número de apps que pudesse utilizar nele.


Facebook prepara um Instagram para crianças

O Facebook pode ter caído em desuso entre os mais novos, mas a plataforma de Mark Zuckerberg não vai desistir de tentar reconquistar os mais novos, começando precisamente pelos mais novos. Está no topo da lista de prioridades lançar uma nova variante do Instagram destinado às crianças com menos de 13 anos - um segmento que, até ao momento, tem estado legalmente impedido de aceder ao serviço pelas condições que exigem que os utilizadores tenham que ter mais de 13 anos.

Uma prioridade que é revelada dias após o Instagram reconhecer que tem que fazer mais e melhor para proteger os utilizadores mais novos de todo o tipo de abusos a que estão sujeitos online, como bullying ou exposição a predadores. Mas, não se pode deixar de pensar que o verdadeiro intuito é fomentar logo desde a mais tenra idade, o hábito de publicar coisas nas redes sociais, com a esperança de que seja algo que fique para a vida - e que essa vida seja passada nos serviços do Facebook.


Chineses fartos da vigilância com reconhecimento facial

Uma investigação que revela as capacidades dos sistemas de vigilância com reconhecimento facial está a gerar polémica e indignação na China, ao mostrar como as lojas têm acesso a um manancial de informação sobre os clientes sem pedirem qualquer tipo de autorização. Os sistemas de vigilância captam os rostos dos clientes, e podem determinar coisas como se é um novo cliente ou cliente que já visitou a loja, idade, género, etnia, e até o seu estado emocional; controlando também que zonas visitou e quanto tempo esteve em cada uma delas.

Por agora a "indignação" foca-se nas lojas que usam esta tecnologia, mas a questão é que ao sair das lojas também têm esta tecnologia, desta feita a cargo do governo chinês, a fazer precisamente o mesmo em todos os espaços públicos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)