2021/03/26

Notícias do dia

Amazon apanhada a mentir no caso xixi-gate; como vai a distribuição das plataformas mobile ao fim de 10 anos; Xiaomi Mi Mix vai estrear lente líquida; nas promoções temos o novo Poco X3 Pro a €199 e um carregador Ugreen USB-C 65W GaN a €39.99; a marcha-atrás nos novos Tesla S/X com gesto de deslizar no ecrã; e o Avatarify chega ao iOS e facilita deepfakes.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novos passatempo gadget da semana, que te pode valer um rato transformável Trust Gaming GXT 970 Morfix. Participa e partilha.

Intel quer fazer chips para Apple (e Europa)

Querendo precaver-se para o futuro incerto, a Intel avança com a ideia de se poder tornar num produtor de chips para outras empresas, abrindo as portas a no futuro poder produzir os chips da Apple - actualmente produzidos em exclusivo pela TSM - e também de empresas europeias; evitando a actual dependência nas empresas chinesas.

Uma mudança de posição curiosa, considerando que há poucos dias lançou uma campanha "anti-M1" da Apple. Mas, parece que a luta pela sobrevivência fala mais alto, e prefere engolir um pouco do orgulho agora, do que nem sequer ter possibilidade de o vir a fazer no futuro.


Slack vai copiar Clubhouse

Parece que não há mesmo forma de uns serviços resistirem a copiar os outros que vão tendo sucesso. Depois de já ter demonstrando as intenções de também adicionar a praga "stories" ao seu serviço com vídeos efémeros, o Slack diz que está a trabalhar para adicionar a capacidade para deixar mensagens áudio entre utilizadores (como o Telegram e outros) e também a criação de salas de áudio como o Clubhouse.

Por um lado, até aceito que a funcionalidade faça sentido, pois muitas vezes uma conversa falada pode valer mil mensagens escritas para trás e para diante; mas por outro lado, não deixa de ser irritante ver esta tendência constante de todos os serviços, idependentemente do nicho em que se iniciaram, acabarem por querer acumular funcionalidades para "fazer tudo", em vez de se dedicarem àquilo em que se deveriam focar e ser bons.


Apple Music Saylists ajudam nos problemas de dicção

A Apple adicionou ao Apple Music um curioso conjunto de playlists com músicas dedicadas a fonemas específicos, para auxiliar as pessoas (e principalmente as crianças) com dificuldades na dicção de certos sons, como os "ch", "r", "z", etc.

Apesar destas Saylists serem exclusivamente de músicas inglesas, a dicção dos ditos fonemas poderá beneficiar pessoas que falem outras línguas. E não me surpreenderia de ver outros serviços de streaming de música copiarem esta ideia, já que se tratam de músicas genéricas, mas que têm maior incidência nos fonemas escolhidos.


Apple lança vídeo contra quedas do iPhone 12


A Apple lançou um pequeno (e divertido) vídeo a promover a resistência dos iPhones, onde se vê uma pessoa a tentar desesperadamente evitar que o seu iPhone caia ao chão, situação que infelizmemte será bastante familiar para muitas pessoas. Claro que neste caso o iPhone acaba por escapar incólume, encontrando milagrosamente um pequeno pedaço de solo no meio de uma cidade repleta de chão de pedra e asfalto, que evita de por à prova o dito vidro Ceramic Shield mais resistente do iPhone 12.




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O CPU Intel Pentium foi lançado em 1993 como sucessor do Intel 486. Trabalhava a uns velozes 66MHz e era feito num processo de 0.8µm (800nm) - para comparação, os mais recentes chips da Intel podem superar os 5GHz (5000MHz) e chips como o Snadragon 888 e Apple M1 e A14 são feitos usando um processo de 5nm.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]