2021/04/08

Apple abre rede Find My a outros fabricantes

Tal como já tinha sido indicado, a Apple oficializou a abertura da sua rede de "perdidos e achados" Find My a fabricantes externos, permitindo a integração com trackers e objectos.

Em antecipação à apresentação dos seus trackers AirTags, que têm estado desaparecidos há mais de um ano, a Apple anunciou que a rede Find My, que até aqui era usada para encontrar exclusivamente produtos da Apple (iPhones, iPads, Macs, etc) passa a estar aberta para fabricantes externos.

Este é um caso que remonta à disputa que houve entre a Apple e a Tile. Aparentemente, a Apple teria estado em negociações com a Tile, criadora de trackers Bluetooth para criar os seus AirTags, mas depois optou por cessar as negociações e "roubar" um dos seus engenheiros - levando à apresentação formal de uma queixa contra a Apple na CE. Curiosamente (ou não), pouco depois a Apple anunciou que a rede Find My iria ser aberta a outros fabricantes - o que agora ficou oficializado - mas não se podendo ignorar que isso parece ter sido apenas uma forma de se proteger contra o processo que iria decorrer.

A abertura desta rede a mais fabricantes será bem vinda (para ser melhor, só se fosse um sistema verdadeiramente aberto, que pudesse também ser implementado nos Android para criar uma rede global de procura de objectos perdidos - ou estilo da parceria que já foi feita para o tracking do Covid-19) mas ainda será necessário esclarecer se a adesão ao Find My da Apple terá que ser feita em regime de exclusividade, significando que os produtos com Find My só funcionarão no sistema da Apple, e que quem os quiser utilizar em Android terá que comprar versões diferentes. Algo que seguramente ficará esclarecido em breve, com a chegada dos primeiros trackers Find My de outros fabricantes (e será de imaginar que, com isto oficializado, a Apple anuncie também os seus AirTags).

2 comentários:

  1. Comprei uma bicicleta eléctrica Vanmoof esta semana e já vem com a funcionalidade Find My da Apple.

    ResponderEliminar
  2. Imagino o valor da taxa que cada fabricante terá de pagar à Apple pelo licenciamento e uso da tecnologia... 🤔

    ResponderEliminar