2020/07/28

Exclusividade do "Find My" da Apple levanta questões


A aparente abertura da Apple relativa à utilização de trackers de outros fabricantes no seu sistema de localização parece não ser assim tão "aberta" quanto se pensa, exigindo um contrato de exclusividade que impede qualquer tipo de concorrência.

A novela dos AirTags da Apple já vai longa, sendo um produto que se esperava ver lançado já o ano passado, mas que se tem mantido longe do olhar do público - sendo que tudo indica que esse comportamento tenha a ver com a forma como a Apple lidou com a Tile. Segundo a Tile, a Apple aproximou-os para discutir uma parceria, mas depois acabou por lhes fechar as portas e "roubar" um dos seus engenheiros.

Para evitar acumular casos de monopólio (já lhes chegará os que terá que enfrentar relativamente à App Store), a Apple pareceu ficar mais receptiva a cooperações, anunciando que o seu programa de localização "Find My" iria permitir a utilização de trackers de outros fabricantes. No entanto, é uma daquelas ofertas que acaba por não ser exactamente aquilo que se desejaria.

Sim, a Apple vai permitir a utilização de trackers de outros fabricantes no Find My, mas o ponto mais importante a reter é que isso terá que ser feito de forma exclusiva, não permitindo que os fabricantes usem esses trackers com as suas próprias apps. Ou seja, para uma empresa como a Tile (e outras), se quiserem fabricar um tracker que possa ser usado pelo sistema Find My integrado directamente no iOS, significa que não o poderão usar com a sua própria app ou rede de localização.

Não compreendo a posição da Apple, já que, de uma forma ou de outra, todas as demais apps e serviços de localização acabariam por estar condenados à extinção - sendo fácil assumir que a esmagadora maioria dos utilizadores optaria por usar a localização integrada directamente no sistema, que dispensa a utilização de apps externas, e que será feita de forma mais eficiente e fiável. Assim, a Apple só vai dando argumentos para os casos de monopólio e concorrência desleal que se vão amontoando contra si... e sabe-se lá quando é que os seus AirTags irão ver a luz do dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)